23 cientistas negros que você precisa conhecer

Você sabia que os melhores tratamentos para hanseníase, catarata e câncer foram criados e aprimorados por pesquisadoras negras?

A ciência não está imune à desigualdade social e ao preconceito: apesar do papel de destaque que pesquisadores negros desempenharam nos últimos séculos, essa parcela da população ainda se vê subrepresentada nos espaços acadêmicos.

Uma das principais instituições de ensino superior do país, a Universidade de São Paulo (USP) tem apenas 129 professores que se declaram negros — cerca de 2,2% do total de docentes. Entre os estudantes, a porcentagem também é baixa: em 2017, apenas 4% dos calouros eram negros.

Além das ações afirmativas, para reverter esse quadro também é necessário valorizar a cultura e o papel dos negros na produção de conhecimento: por isso, conheça 23 pesquisadores que enfrentaram o racismo e entraram para a história da ciência.

1 – Alfred Oscar Coffin (1861 – 1933)

Coffin foi professor de matemática e língua românica da Universidade Wiley, no estado norte-americano do Texas. Formou-se e concluiu o mestrado na Universidade Fisk, uma instituição de ensino historicamente negra do Tennessee, e, em 1889, tornou-se o primeiro afro-americano a obter um doutorado em biologia — pela Illinois Wesleyan University

2 – George Washington Carver (1864 – 1943)

Filho de escravos, Caver foi separado de sua família após um sequestro e, então, foi criado pelo casal que havia comprado seus pais. No Mississippi, teve dificuldades para encontrar uma escola que aceitasse alunos negros. Aos 13 anos, se mudou para o Texas para viver com uma família adotiva e continuar os estudos.

A primeira universidade a aceitar Carver foi a Highland University, que o rejeitou logo após descobriu que o aluno era negro. Mais tarde, foi aprovado a Universidade Estadual de Iowa, onde desenvolveu estudos sobre agricultura. O agrônomo queria promover plantações alternativas ao algodão nos EUA, como a de amendoim e batata-doce, para que fazendeiros pobres tivessem uma produção mais sustentável. Seu trabalho recebeu diversas honrarias.

3 – Ernest Everett Just (1883 – 1941)

Just foi o zoólogo norte-americano responsável por reconhecer o papel fundamental da superfície celular no desenvolvimento dos organismos. Desenvolveu pesquisas nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e França.

4 – St. Elmo Brady (1884 – 1966)

Primeiro homem negro a conquistar um título de PhD em Química nos EUA. Atuou como professor universitário por décadas e ajudou a captar recursos para universidades historicamente negras.

5 – Alice Ball (1892 – 1916)

Fotografia em preto e branco de Alice Ball, mulher negra vestindo roupa de formatura.
ALICE BALL (1892 – 1916) (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)
ALICE BALL (1892 - 1916) (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)
ALICE BALL (1892 – 1916) (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Além de ser a primeira mulher a se formar na Universidade do Havaí, Alice criou, aos 23 anos, o método Ball, um tratamento químico que ajudou a curar a lepra e aliviou a vida de centenas de pessoas, que não foram mais obrigadas a se exilar de suas famílias.

Ball morreu aos 24 anos, provavelmente por ter inalado gás clorídrico no laboratório. Em todo ano bissexto, no dia 29 de fevereiro, comemora-se o Alice Ball Day no Havaí.

6 – Léopold Sédar Senghor (1906 – 2001)

LÉOPOLD SÉDAR SENGHOR, FILÓSOFO E PRESIDENTE DO SENEGAl (Foto: © Rue des Archives/AGIP)
LÉOPOLD SÉDAR SENGHOR, FILÓSOFO E PRESIDENTE DO SENEGAl (Foto: © Rue des Archives/AGIP)

O pensador senegalês foi o primeiro africano formado pela Universidade de Sorbonne, em Paris. Desenvolveu o conceito de negritude e um movimento literário que exaltava a identidade negra, lamentando o impacto que a cultura europeia teve nas tradições do continente. Em 1960, logo após a independência do Senegal, foi eleito presidente, cargo que ocupou até 1980. Conheça mais sobre o trabalho de Senghor e de outros pensadores africanos contemporâneos.

7 – Kenneth Clark (1914 – 2005)

Foi a primeira pessoa negra a concluir o doutorado na Universidade Columbia. Junto com a sua esposa, Mammie Phipps Clark, criou o “experimento da boneca”, que escancarou o racismo existente desde a infância.

8 – Mammie Phipps Clark (1917 – 1983)

A psicóloga e ativista de direitos civis foi a segunda pessoa afro-americana a se tornar doutora pela Universidade Columbia. Mammie provou como a segregação racial prejudica as crianças através do experimento desenvolvido com seu marido e de testes com lápis de cor. Mammie foi diretora do Centro de Northside para o Desenvolvimento Infantil entre os anos 1946 e 1979, quando se aposentou.

9 – Katherine Johnson (1918 – )

katherine_johnson_galileu
katherine_johnson_galileu

Nascida em 26 de agosto de 1918 em West Virginia, Johnson sempre foi uma criança prodígio. Concluiu o ensino médio aos 14 anos e, aos 18, recebeu um diploma universitário.

“Eu contava tudo, os passos até a estrada, os passos até a igreja, o número de pratos e talheres que eu lavava… Tudo o que podia ser contado, eu contava”, disse Johnson à NASA, agência americana responsável por programas de exploração espacial na qual começou a trabalhar aos 35 anos.

Por seus mais de 30 anos de trabalho na agência, Johnson recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015, a maior condecoração civil dos Estados Unidos. A história de Johnson e de outras mulheres negras que trabalharam como “calculadoras humanas” para a virou livro Conheça 5 lições inspiradoras que aprendemos com a matemática centenária.

10 – Charles E. Anderson (1919 – 1994)

Primeiro afro-americano a se tornar PhD em Meteorologia. Foi reitor da Universidade de Wisconsin e atuou na divisão de meteorologia das Forças Armadas norte-americanas durante a 2ª Guerra Mundial.

11 – David Blackwell (1919 – 2010)

Foi professor emérito de estatística na Universidade da Califórnia em Berkeley, criou o teorema Rao–Blackwell e foi a primeira pessoa negra a entrar na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

12 – Jane Cooke Wright (1919-2013)

A “mãe da quimioterapia” desenvolveu novas formas de testar drogas contra o câncer e de tratar tumores difíceis de serem alcançados. Wright foi cofundadora da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

“O trabalho [de Jane Wright] não só era científico, mas também foi visionário para toda a ciência da oncologia”, afirma a Sandra Swain, eminente médica norte-americana e especialista em câncer de mama.

13 – Milton Santos (1926 – 2001)


MILTON SANTOS, GEÓGRAFO BRASILEIRO (FOTO: FLICR/SITE MILTON SANTOS/CREATIVE COMMONS)

Nascido em 3 de maio de 1926, em Brocas de Macaíba (BA), Santos formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez doutorado em Geografia pela Universidade de Estrasburgo. Ele trabalhou como jornalista, redator e professor.

Por causa do golpe militar em 1964, ele passou a ser professor itirenante em diversos países e faculdades, como a Paris-Sorbonne, na França e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). O geógrafo retornou ao Brasil em 1977 e publicou o livro “Por uma Geografia Nova” em 1978. Recebeu 20 títulos de Doutor Honoris Causa e fundou laboratórios de geografia em países da Europa, África e América. Santos foi o primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Vautrin Lud (considerado o Nobel da geografia).

14 – Annie Easley (1933 – 2011)

Criada por sua mãe solteira, Easley foi uma matemática, programadora e engenheira espacial da Nasa. Na agência espacial, ela trabalhou na divisão de veículos de lançamento e presidiu o clube de esqui. Fez também importantes pesquisas na área de fontes alternativas de energia.

15 – Patricia Bath (1942 – )

Bath é a oftalmologista responsável por criar o tratamento a laser para a catarata, procedimento revolucionário e bem menos doloroso aos pacientes. Além disso, ela também é fundadora do Instituto Americano pela Prevenção da Cegueira e sua attuação profissional foi fundamental para ampliar o oferecimento de serviços oftalmológicos para comunidades pobres.

16 – Clarence Ellis (1943 – 2014)

Cientista de computação e professor emérito da Universidade do Colorado. Ellis foi pioneiro nos estudos do trabalho cooperativo auxiliado por computador e da transformação operacional.

17 – Evan Forde (1952 – )

Forde se formou em geologia e se especializou em geologia marinha pela Universidade Columbia. Hoje, é oceanógrafo e pesquisador do Laboratório Geológico e Oceanográfico Atlântico da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA). Em 1979, entrou para a história como o primeiro oceanógrafo afro-americano a conduzir uma missão de pesquisa em uma embarcação submersível — uma Nekton Gamma, e mais tarde um Alvin e Johnson Sea Link.

Além disso, Forde também atua como educador científico e já divulgou a oceanografia para milhares de crianças em palestras nos Estados Unidos.

18 – Luiza Bairros (1953 – 2016)

A EX-MINISTRA LUIZA BARROS (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutora em sociologia pela Universidade Estadual de Michigan, Bairros foi ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo Dilma. Vítima de um câncer de pulmão, a socióloga gaúcha morreu no dia 12 de julho de 2016.

19 – Mae Jemison (1956 – )

MAE JEMISON (FOTO: NASA (GREAT IMAGES IN NASA DESCRIPTION), VIA WIKIMEDIA COMMONS)

Quando Mae Carol Jemison nasceu, em 17 de outubro de 1956, em Decatur, no Alabama, a NASA não permitia que mulheres fossem astronautas. Mulheres negras, como era o caso de Jemison, então, nem se fala. Mas isso não impediu que ela, crescendo em Chicago, sonhasse com ir para o espaço: determinada, ela se formou em Engenharia Química na Universidade Stanford e, depois, em Medicina na Universidade Cornell.

Em 1987, ela conseguiu entrar para a NASA e, cinco anos depois, realizou o sonho de fazer parte da tripulação de um ônibus espacial — o Endeavour, na missão STS-47, que orbitou a Terra do dia 12 ao dia 20 de setembro de 1992.

20 – Sonia Guimarães (1957 – )

Física e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde começou a trabalhar em 1993 — três anos antes da instituição permitir que mulheres estudassem lá.

21 – Neil deGrasse Tyson (1958 – )

NEIL DEGRASSE TYSON (FOTO: RODERICK MICKENS/DIVULGAÇÃO)
NEIL DEGRASSE TYSON (FOTO: RODERICK MICKENS/DIVULGAÇÃO)

O astrofísico mais pop da galáxia nasceu no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos, e começou a se apaixonar por astronomia aos 9 anos, numa visita ao Planetário de Hayden, do qual se tornou diretor em 1996.

Formado em astrofísica pela Universidade Columbia, sua vida midiática decolaria após assinar sob o pseudônimo Merlin, entre 1995 e 2005, uma coluna mensal na revista Star Date em que tirava dúvidas dos leitores sobre o universo. Desde então ele foi parte de todas as comissões governamentais imagináveis, colecionou prêmios de divulgação científica e apresentou a indispensável série Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-tempo.

22 – Simone Maia Evaristo

Especialista em biologia e citotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maia é presidente da Associação Nacional de Citotecnologia (Anacito). Também atua na áre de ensino técnico do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

23 – Viviane dos Santos Barbosa

Barbosa é uma pesquisadora baiana que, em 2010, foi premiada durante a International Aerosol Conference por desenvolver um produto catalisador que reduz emissão de gases poluentes. O evento foi realizado na Finlândia e contava com 800 trabalhos inscritos.

(Com informações de The Faces of Science: African Americans in the Sciences, As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo e Brasil de Fato)

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

Realeza Africana: 8 belas princesas negras

A mídia gosta de relatar acontecimentos da realeza europeia,...

Bolsa Família é modelo para programa que atende cinco mil famílias em Nova York

Além dos EUA, Honduras, El Salvador, Gana, Quênia e...

Apresentador Komla Dumor da BBC morre aos 41 anos

    Komla Dumor, prestigioso apresentador da BBC World News, morreu...

Parlamento alemão lembra vítimas do genocídio em Ruanda

Merkel e o ministro do Exterior, Frank-Walter Steinmeier,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=