2o Fórum São Paulo Diverso promove debate sobre ações afirmativas e políticas inclusivas voltadas à população afrodescendente

Encontro reunirá autoridades públicas, instituições e representantes do setor privado

Enviado para o Portal Geledés

No próximo dia 05 de novembro acontecerá a segunda edição do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, no auditório Elis Regina do Anhembi, em São Paulo, das 09h às 19h.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como foco pensar soluções para o acesso da população afrodescendente às oportunidades já existentes no mercado de trabalho formal. O Fórum também busca apoiar empregadores na criação de políticas inclusivas, e na identificação e recrutamento de talentos que, por conta da discriminação racial, geralmente são excluídos do ambiente corporativo.

Neste ano, o tema principal do São Paulo Diverso será “Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir novos talentos”. A programação será composta por seis mesas que vão discutir políticas de ação afirmativa nas grandes empresas, legislação, educação como fator de inclusão racial, empreendedorismo para a população afrodescendente, entre outros. A cerimônia de abertura contará com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; do Secretário Nacional de Igualdade Racial, Ronaldo Barros; e de Maurício Pestana, Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Entre os palestrantes já confirmados estão Theo van der Loo (Presidente da Bayer do Brasil), Rodney Williams (COO da Microsoft no Brasil), Jorge Abrahão (Diretor-presidente do Instituto Ethos), Alcely Strutz Barroso (Diretora de Cidadania Corporativa da IBM), Paulo Pianez (Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour), e Roberto Valério (Vice-presidente da Kroton Educacional).

Um dos destaques do evento este ano será a apresentação de dados preliminares da pesquisa do Instituto Ethos – “Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal São Paulo Diverso, no endereço http://saopaulodiverso.org.br/inscreva-se/.

Serviço

SÃO PAULO DIVERSO – 2o FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INCLUSIVO

Data: 05 de novembro de 2015

Local: Anhembi – Auditório Elis Regina: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana

Horário: das 9h às 19h

Inscrições: http://saopaulodiverso.org.br/inscreva-se/.

SOBRE A SMPIR

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.

SOBRE O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Mais informações:

Beatriz Moraes – [email protected] – 11. 4571-0903

Raquel Marques – [email protected] ; [email protected] – 11. 4571-0961

Informações à Imprensa e Credenciamento:

Central de Comunicação – 3564-9848

Silvana Regina Inácio – [email protected] – 11. 98493-6579.

Camila Gonçalves – [email protected] – 11. 97326-9170.

+ sobre o tema

Cultura popular é feita na base da teimosia, diz militante quilombola

Aiuê de São Benedito. Festa da Capina. Marambiré. Suça…Graças...

Tintim, acusado de racismo, gera nova polêmica nos EUA

Fonte: UOL Entretenimento - NOVA YORK, EUA, 1 Set...

para lembrar

Abordagem de Natal na UPP Chapéu Mangueira

Na segunda feira (22) a UPP Chapéu Mangueira/Babilônia realizou...

Milhares regressam às ruas em Chicago para protestar contra atuação policial

Milhares de manifestantes impediram a entrada nas lojas em...

Especialista de universidade catalã aborda produção discursiva do racismo

  Racismo e discurso político é o tema da conferência...
spot_imgspot_img

Como as mexicanas descriminalizaram o aborto

Em junho de 2004, María, uma jovem surda-muda de 19 anos, foi estuprada pelo tio em Oaxaca, no México, e engravidou. Ela decidiu interromper...

Como o diabo gosta

Um retrocesso civilizatório, uma violência contra as mulheres e uma demonstração explícita do perigo que é misturar política com fundamentalismo religioso. O projeto de lei...

Homens, o tema do aborto também é nossa responsabilidade: precisamos agir

Nesta semana, a escritora Juliana Monteiro postou em suas redes sociais um trecho de uma conversa com um homem sobre o aborto. Reproduzo aqui: - Se liberar o...
-+=