São Paulo Diverso 2

No momento em que tanto se clama pelo retorno da prosperidade econômica no Brasil, se faz oportuno perguntar: que modelo de desenvolvimento desejamos para o país? O modelo padrão do Século 20, que nos colocou como umas das maiores economias do mundo e também uma das mais desiguais, onde todos os indicadores apontavam para as brutais diferenças salariais entre negros e brancos, produzindo um verdadeiro apartheid social? Ou um modelo de crescimento econômico que incluísse os grupos historicamente excluídos?

Por Maurício Pestana via Guest Post para o Portal Geledés

Pensando nisso, há pouco mais de um ano, iniciávamos o projeto São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo que nasceu com o propósito de ser um espaço de troca de experiências entre o setor privado e o setor público, tendo como foco a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho formal.

A primeira edição, fruto da parceria entre a prefeitura de São Paulo e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, superou todas as expectativas. Foram mais de 130 empresas e dezenas de instituições, reunidas para debater políticas e ações afirmativas voltadas para a inclusão racial, tornando-se um dos maiores eventos já realizado sobre o tema.

Várias iniciativas se fortaleceram após esse encontro: desde programas de Ações Afirmativas nas grandes corporações às medidas instituídas pelo setor público que, até então, não eram tão conhecidas, como a Lei nº 15.939/13, que destina 20% das vagas nos concursos públicos da prefeitura paulistana para afrodescendentes. O portal www.saopaulodiverso.org.br, que já conta com mais de 300 mil acessos também é um exemplo, assim como o comitê de empresas coordenado pela SMPIR, que se consolidou como um fórum permanente pela promoção da igualdade racial em nossa cidade.

A segunda edição do evento acontecerá no próximo 05 de novembro, no auditório Elis Regina-Anhembi. E a confirmação de grandes representantes das instituições privadas e públicas, como o prefeito Fernando Haddad, é prova de que o tema de igualdade racial definitivamente entrou para agenda econômica do século 21.

+ sobre o tema

‘Já sofri e continuo sofrendo com racismo’, destaca Abel Neto

Em campanha contra o racismo da Uber em parceria...

Prefeito pede calma após morte de adolescente negro pela polícia nos EUA

or Robert Macpherson O prefeito de uma cidade do sul...

Após denunciar ofensa racista, Tia Má é ameaçada de morte

O MOTIVO DAS AMEAÇAS SERIA O FATO DE A...

para lembrar

Xenofobia agora atropela italianos

Acostumados a colocar no lombo dos imigrantes a...

Jornalista alemão se veste de negro e descreve o racismo na Alemanha em filme

Fonte: ZumpTv-   O jornalista alemão Günter Wallraff...

Repúdio ao racismo do DEM

  Nesta semana o senador Demóstenes Torres, do...
spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=