São Paulo Diverso 2

No momento em que tanto se clama pelo retorno da prosperidade econômica no Brasil, se faz oportuno perguntar: que modelo de desenvolvimento desejamos para o país? O modelo padrão do Século 20, que nos colocou como umas das maiores economias do mundo e também uma das mais desiguais, onde todos os indicadores apontavam para as brutais diferenças salariais entre negros e brancos, produzindo um verdadeiro apartheid social? Ou um modelo de crescimento econômico que incluísse os grupos historicamente excluídos?

Por Maurício Pestana via Guest Post para o Portal Geledés

Pensando nisso, há pouco mais de um ano, iniciávamos o projeto São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo que nasceu com o propósito de ser um espaço de troca de experiências entre o setor privado e o setor público, tendo como foco a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho formal.

A primeira edição, fruto da parceria entre a prefeitura de São Paulo e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, superou todas as expectativas. Foram mais de 130 empresas e dezenas de instituições, reunidas para debater políticas e ações afirmativas voltadas para a inclusão racial, tornando-se um dos maiores eventos já realizado sobre o tema.

Várias iniciativas se fortaleceram após esse encontro: desde programas de Ações Afirmativas nas grandes corporações às medidas instituídas pelo setor público que, até então, não eram tão conhecidas, como a Lei nº 15.939/13, que destina 20% das vagas nos concursos públicos da prefeitura paulistana para afrodescendentes. O portal www.saopaulodiverso.org.br, que já conta com mais de 300 mil acessos também é um exemplo, assim como o comitê de empresas coordenado pela SMPIR, que se consolidou como um fórum permanente pela promoção da igualdade racial em nossa cidade.

A segunda edição do evento acontecerá no próximo 05 de novembro, no auditório Elis Regina-Anhembi. E a confirmação de grandes representantes das instituições privadas e públicas, como o prefeito Fernando Haddad, é prova de que o tema de igualdade racial definitivamente entrou para agenda econômica do século 21.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Estatuto Racial: Canto a Palmares – por: Edna Roland*

Após a aprovação do Projeto 6264/2005, que institui o...

Presidenta da Unegro sofre abuso da Polícia Militar

Por Dennis de Oliveira O episódio abaixo, relatado por uma...

Racismo e Juventude é tema de seminário

Texto: Nara Pessoa Foto: Web / Érika Nunes / TJPA Das...
spot_imgspot_img

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=