46 Assembléia Geral da OEA – Santo Domingo

A 46 Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos – OEA que se iniciou em 12 de junho,na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, com a participação aberta a representantes da sociedade civil, que separados por grupos temáticos apresentou observações e recomendações aos Estados membro da OEA, dentre as principais recomendações ; de que os Estados membros cumpram com o pagamento das cotas perante a OEA, que se vê ameaçada de cumprir com suas atividades por falta de recurso; e que os Estamos membros assinem e ratifiquem a Convenção Interamericana de Combate ao Racismo, Discriminação Racial e Formas Conexas de Intolerância que obteve sua primeira ratificação levada a efeito por costa Rica, bastando apenas mais uma ratificação para que entre em vigor.

Enviado por Rodnei Jericó para o Portal Geledés

Destaque-se que os grupos da sociedade civil foram separados por temas e assim puderam apresentar relatos e recomendações aos Estados, dentre os grupos temáticos encontravam-se Afrodescendentes, LGBTI, Mulheres, democracia, trabalhadores e setor privado entre outros. A maioria das manifestações destacaram os recentes fatos ocorridos no Brasil quanto ao golpe técnico do Estado e que fragiliza a democracia em toda a região, demonstrando destacada importância e preocupação da comunidade internacional de defesa dos direitos humanos.

A abertura oficial ainda se destacou pela truculência da organização que por todo o dia barrou a entrada de pessoas trans nos banheiros, sem qualquer fundamentação aparente. Todavia o grupo trans acusou um representante do grupo FAMÍLIA de incitar tal procedimento, havendo um principio de tumulto fora do salão principal onde ocorria o diáologo com o Secretário Geral da OEA, Sr. Luis Almagro.

Outro fato que chamou a atencão e causou espanto a todos os membros da sociedade civil, presentes em Santo Domingo, foi haver recebido um comunicado urgente enviado pela organização da OEA indicando que na data de hoje não seria permitido, como realmente não o foi a presença da sociedade civil na sessão com os chefes de delegação dos Estados membros, sob a alegação de que o salão de eventos era pequeno, frise-se de que na data de 12 de junho este mesmo salão comportou a abertura oficial estando ai membros da sociedade civil e representantes dos Estados.

Assim, os representantes da sociedade civil acreditados à participação ante a 46 Assembleia Geral da OEA, fizeram manifestações em frente ao Centro de Convenções dos Ministério de Relações Exteriores de República Dominicana, como forma de protesto.

OEA

+ sobre o tema

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar...

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

20 anos do ECA: iniquidades e violência são grandes desafios

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a...

Senado aprova fim de revista manual a visitantes em presídios

Projeto da senadora Ana Rita (PT-ES), aprovado na CCJ,...

para lembrar

Obrigado, Feliciano!

por  Eduardo d´Albergaria Há pelo menos 3 décadas, o fundamentalismo religioso...

Prisões de ativistas ferem cláusula pétrea do Estado de Direito, por Marcelo Cerqueira

“Mais respeito à democracia” Um dos grandes defensores das liberdades...

Bagatela conta histórias de mulheres presas por pequenos furtos

No documentário Bagatela de Clara Ramos, são conhecidas as histórias...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Missão Colombiana na OEA, Geledés – Instituto da Mulher Negra...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...
-+=