5 pontos positivos para começar a usar o coletor menstrual

Ele virou assunto dos mais comentados na internet, angariou fãs, ganhou até tutoriais em vídeo e despertou o nojinho de muita gente! As brasileiras pioneiras no assunto descobriram o mooncup há cerca de quatro anos, mas foi só em 2015 que o coletor menstrual ficou mais fácil de ser encontrado por aqui e suas vendas deram um salto.Veja os pontos positivos relacionados ao uso do produto:

Por Vânia Goy Do Brasil Pos

1. É confortável e evita odores

Studio shot of an isolated woman hand holding a menstrual cup
Studio shot of an isolated woman hand holding a menstrual cup

Você não vai sentir nada se ele estiver na posição correta. A jornalista Marcella Chartier, 30 anos, de São Paulo, usa o coletor há mais de um ano e hoje nem se lembra de que está com ele. “É muito anatômico e não me sinto úmida nem noto aquele cheiro forte que fica no absorvente.” O tal odor aparece quando o sangue entra em contato com o ar. “Como o coletor cria um vácuo, isso não acontece”, explica a ginecologista Carolina Ambrogini, da Universidade Federal de São Paulo e nossa colunista.

2. Com a prática, não há vazamentos

Studio shot of woman hands holding a standing menstrual cup, on white background.
Studio shot of woman hands holding a standing menstrual cup, on white background.

“A maioria das mulheres não tem noção exata da menstruação, porque a quantidade não fica evidente no absorvente”, diz a ginecologista Taísa Catania, de São Paulo. O segredo do sucesso é acertar na colocação. “No início pode haver vazamentos. Provavelmente, eles vão parecer com o começo do ciclo, quando você dá um pulo no banheiro para checar se ficou menstruada”, diz Taísa. Na fase de teste, coloque um protetor diário na calcinha para prevenir acidentes.

3. É uma boa alternativa para as alérgicas

o-CALCINHA-570

Coceira, espinhas e ardência são algumas das queixas de quem sofre em contato com absorventes. Para parte dessas mulheres, a versão interna é inviável. “Sempre dormia mal durante a menstruação: a minha pele ficava vermelha e irritada”, conta a terapeuta ocupacional Bruna Taño, 30 anos, de São Paulo, que resolveu o perrengue ao optar pelo coletor.

4. Dá para praticar esportes e ter uma noite tranquila de sono

Two menstrual cups isolated on white background. Selective focus and shallow DOF
Two menstrual cups isolated on white background. Selective focus and shallow DOF

Com o coletor, você pode fazer atividade física e também dormir sem medo de manchar a roupa de cama. “Abria mão da ioga durante a menstruação”, diz a chef de cozinha Mariana Pelozzio, 29 anos, de São Paulo. Ela corre, nada e não tolera absorventes internos tradicionais. “Senti que mudou a minha vida quando fui a uma aula menstruada e fiz todas as posturas sem desconforto nem vazamentos.”

5. Inibe o surgimento de infecções

66666

À primeira vista, usar algo que não é descartável dá certa insegurança. Mas Carolina Ambrogini garante que o coletor é mais do que seguro: você só tem que seguir direitinho as recomendações de higiene. “Ele precisa ser lavado com água e sabonete. Sem a limpeza correta, bactérias podem crescer e causar mau cheiro.” Fabricantes como os do In Ciclo e Me Luna, os mais populares por aqui, ainda recomendam desinfetá-lo à moda antiga: ferva o seu durante cinco minutos depois que a menstruação acabar.

*Feito de silicone flexível, o copinho, para as íntimas, tem forma de sino e, introduzido como um absorvente interno, adere às paredes do canal vaginal e armazena o sangue menstrual. Além de eficiente, é econômico e ecológico: custa cerca de 80 reais, mas é reutilizável e, bem cuidado, pode durar até dez anos.

 

+ sobre o tema

Conheça a mulher negra e pobre que mudou a história da medicina

Henrietta Lacks já teve a sua biografia contada em...

Quem algemou Valéria Santos?

Uma negra acorrentada num fórum no Brasil, hoje, sendo...

para lembrar

Mulheres em tempos de pandemia: os agravantes de desigualdades, os catalisadores de mudanças

A chegada do coronavírus tem trazido uma transformação completa...

Homem é expulso de bloco na Zona Oeste de SP após assediar mulheres

Folia do cordão '77 – Os Originais do Punk'...

‘Negras cabeças’ debate espaço da mulher negra nas artes conduzida pelo cabelo e ancestralidade

No dia escolhido para dar visibilidade à luta das mulheres...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=