São Paulo cria controle de qualidade para boletins de ocorrência

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) publicou no sábado (24) a regulamentação do serviço de controle de qualidade dos boletins de ocorrência do Estado de São Paulo, realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da pasta, setor responsável pelas estatísticas de criminalidade.

Por Márcio Apolinário Do Ondda

De acordo com a SSP, a medida busca aprimorar a análise de indicadores de criminalidade divulgados mensalmente, em especial os que resultam em morte.

“A gente sempre fez esse controle, mas, agora, estamos estabelecendo prazos para que as dúvidas que nós temos sobre a classificação dos crimes sejam sanadas”, explicou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, durante a divulgação dos dados de criminalidade de agosto.

De acordo com a nova resolução, o controle de qualidade verificará a conformidade entre a natureza (tipo de crime) e o histórico da ocorrência; a identificação das pessoas envolvidas; o preenchimento de informações nos campos adequados do sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO, utilizado pela Polícia Civil para a elaboração de boletins); o preenchimento de dados suficientes para a qualidade da informação contida no documento.

O controle de qualidade terá foco especial nos casos que resultam em morte, como homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, além de mortes suspeitas e decorrentes de oposição à intervenção policial. Contudo poderá ser estendida aos demais crimes, inclusive aos que impactam no programa que paga bonificações por resultados a policiais.

+ sobre o tema

Suíça quer restringir entrada de europeus

  Carolina Montenegro, Os suíços votam neste domingo...

Lei de Cotas ajuda a quebrar mito da democracia racial, diz pesquisadora

  A Lei de Cotas ajuda a quebrar o mito...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Seppir sugere treinamento para combater racismo institucional em concessionária da BMW

Rio de Janeiro- O treinamento de funcionários para não...

Banco paga US$ 175 milhões por discriminação racial

Por João Ozorio de Melo   O Wells Fargo...

Apresentadora do BB confessa que sentiu na pele o racismo de confinada

A gente falou aqui sobre comentários racistas que...
spot_imgspot_img

Efeito Madonna no Rio

Uma mulher. Uma mulher de 65 anos. Uma artista de fama planetária que, aos 65 anos, 40 de carreira, é capaz de mobilizar para...

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...
-+=