Conheça Lynette Yiadom-Boakye, aclamada pintora negra por trás dos novos clipes de Solange

Racismo e identidade negra são questões sociais abordadas em A Seat at the Table(Um Lugar à Mesa), novo álbum da cantora Solange, irmã de Beyoncé.

Por Amauri Terto, do  

Você viu aqui no HuffPost Brasil que esse disco levou quatro anos para ser realizado, traz diversas parcerias e participações especiais e tem uma mensagem de empoderamento tão forte e contundente quando Lemonade, lançado no primeiro semestre por Queen Bey.

LONDON, ENGLAND - JUNE 05: Lynette Yiadom-Boakye, winner of the Visual Art award for 'Verses After Dusk', poses in the Winner's Room at the The South Bank Sky Arts Awards, airing on Wednesday 8th June on Sky Arts, at The Savoy Hotel on June 5, 2016 in London, England. (Photo by David M. Benett/Dave Benett/Getty Images)
LONDON, ENGLAND – JUNE 05: Lynette Yiadom-Boakye, winner of the Visual Art award for ‘Verses After Dusk’, poses in the Winner’s Room at the The South Bank Sky Arts Awards, airing on Wednesday 8th June on Sky Arts, at The Savoy Hotel on June 5, 2016 in London, England. (Photo by David M. Benett/Dave Benett/Getty Images)

Para acompanhar o álbum, Solange lançou também dois videoclipes, um deles para a música Don’t Touch My Hair – em que ela exalta os traços e a estética afro de forma poética.

O registro codirigido pela cantora e seu marido, Alan Ferguson (assim como todo o álbum), reúne dançarinos negros uniformizados, exibindo penteados variados e participando de coreografias inusitadas com ares de dança contemporânea.

Em declarações à imprensa, Solange citou a obra de Lynette Yiadom-Boakye, aclamada artista plástica britânica de ascendência ganesa, como uma das influências em A Seat at the Table. O que não se sabia até o lançamento do videoclipe de Don’t Touch My Hair que essa influência seria explícita.

O usuário do Twitter @joshjenks foi um dos primeiros a apontar que um trecho do vídeo de Do not Touch My Hair se assemelha a uma das pinturas de Lynette.

Amo como Solange usa o trabalho de Lynette Yiadom-Boakye ncomo inspiração para a dela. Esta peça se chama ‘Compilation’ (2013).

Depois que a revista W Magazine revelou semelhanças entre trechos do clipe e obras de Lynette Yiadom, o site The Fader resolveu fazer uma compilação desses frames.

Veja a seguir:

o-quadro-1-570 o-quadro-2 o-quadro-3 o-quadro-4 o-quadro-5 o-quadro-6

Assista ao clipe de Don’t Touch My Hair:

O jornal The Guardian descreve Lynette Yiadom Boakye como “uma das grandes manipuladoras da vida quando se trata de pintar”. Suas obras retratam basicamente indivíduos fictícios, sempre de pele escura. A artista afirma que não vê seu trabalho (e a visibilidade que dá à figura do negro na arte) como algo extraordinário, já que ela também é negra.

“Quando a questão da cor vem a tona, eu acho que seria estranho se minhas pinturas retratassem brancos; afinal de contas, fui criado por pessoas negras […] Para mim essa sensação de uma espécie de normalidade não é necessariamente de comemoração, é mais uma ideia geral de normalidade. Este é um gesto político para mim. Estamos acostumados a olhar para retratos de pessoas brancas na pintura.”

Conheça mais obras de Lynette Yiadom-Boakye aqui.

 

+ sobre o tema

A saga brasileira de um time de futebol haitiano

Em 2010, um terremoto devastou o Haiti, matando pelo...

Anderson Silva passa o Dia das Crianças com seus filhos

Anderson Silva larga a roupa de aranha e veste...

Pelotas: Ampla programação na Semana da Consciência Negra

A Semana Municipal da Consciência Negra, que transcorre...

para lembrar

Línguas africanas em debate na Bahía

A cidade brasileira de Salvador, capital do estado...

O dia em que o judo venceu o racismo

Depois de ter sofrido uma onda de críticas e...

Consciência Negra programação Bahia 2011

01/11 Caminhada pelo Respeito e pela Dignidade Casa do...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=