Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Um grupo de intelectuais se reúne no próximo dia 26 de outubro, às 18h, no Salão Nobre do IFCS da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, para incitar as pessoas a refletirem sobre os não-ditos num país que ainda insiste na enxovalhada “democratura racial”. O chamamento à grande “roda de conversa” tem como mote o lançamento do livro Afro Brasil – Debates & Pensamentos, organizado por Jacques D'Adesky (PUC – RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá – Centro de Estudos Afro-Asiáticos – RJ). A obra é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores brasileiros, que pode ser tomada como uma agenda: com datas expressivas, tanto acadêmicas como de pautas de reflexões autônomas.

Enviado para o Portal Geledés 

Esta obra, segundo D’Adesky, perpassa questões étnico-identitárias locais, nacionais e globais, e emoldura um quadro em que a figura do afro-brasileiro está entrelaçada aos itinerários transatlânticos construídos em torno da diáspora, do preconceito e da superação deste no cenário Brasil-África. E este percurso é feito por meio de 19 artigos. São antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos. “Eles oferecem uma verdadeira agenda do pensamento social brasileiro para o século XXI, na qual diversidade e inflexão teórica caminham juntas, numa construção permanente e polissêmica”, afirma o professor e pesquisador Flávio Gomes, coordenador do PPGHC/UFRJ.

O seminário, conta com uma equilibrada participação entre intelectuais, que como atores e atrizes do cenário acadêmico em várias instâncias de atuação, se dispuseram a compartilhar conhecimento para reforçar as pontes de saberes e interlocuções entre as gerações. Uma novidade interessante que parece, quem sabe, quebrar paradigmas no campo acadêmico.

Na programação, mesa de abertura e mais duas com apresentações de autores, como os pesquisadores e professores Júlio Cezar Tavares, José Jorge Siqueira, Carlos Nobre e outros intelectuais que colaboraram com o livro – artigos. Após os debates, ao final de cada mesa, será realizado o lançamento do livro-coletânea com autógrafos dos autores presentes.

Na mesa de abertura, o professor-doutor Wallace dos Santos Moraes, do Departamento de Ciência Política e PPGHC e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL) representando o PPGHC/UFRJ, a professora-doutora Helena Theodora, vinculada ao PPGHC/UFRJ no Estágio de Pós-Doc Sênior, a coordenadora do seminário, a jornalista Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ.

Evento: Seminário Afro-Brasil: reflexões contemporâneas

Lançamento do livro: Afro Brasil – Debates & Pensamentos

Dia/Horário: 26 de outubro, quarta-feira, 18h às 21h30

Local: Salão Nobre do IFCS/UFRJ, no Instituto de História – Largo de São Francisco de Paula,1, Centro – Rio de Janeiro

Realização: PPGHC/IH/UFRJ

Coordenadora do Evento: Sandra Martins, mestranda do PPGHC/UFRJ

Apoio: Caroline Amanda Borges, graduanda de CS/UFRJ e integrante do Coletivo Negro

Carolina de Jesus

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos...

Entrevista:Luiza Bairros

Fonte: Revista Claudia Uma das lideranças mais respeitadas quando se...

Documento do G20 cita ‘solidez’ de finanças públicas brasileiras

por Rogerio Wassermann O Brasil e outros seis países...

Eleição se ganha na rua, não impugnando candidaturas, diz Lula sobre quebra de sigilo

Alexandre de Santi Especial para o UOL Eleições Em Esteio ...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=