Ruth de Souza, 95 anos: Sou a atriz negra e coadjuvante ganhando homenagem

Numa época em que brancos tinham de se pintar de preto para entrar em cena, a atriz Ruth de Souza, 95, chegou a ouvir risadas incrédulas quando decidiu pela vida nos palcos. Hoje, a primeira negra a se apresentar no Teatro Municipal do Rio, na peça “O Imperador Jones” (1945), também primeira a ser protagonista de uma novela, “A Cabana do Pai Tomás” (1969), é tema de uma ampla mostra audiovisual.

Por Leonardo Rodrigues, do UOL

ruth-de-souza-primeira-negra-a-atuar-no-teatro-no-brasil-1479500949574_300x420

Gianne Carvalho/Folha Imagem

“Pérola Negra: Ruth de Souza” fica em cartaz até o dia 28 deste mês no CCBB São Paulo, reunindo 25 produções de cinema e TV que tiveram a ilustre participação da artista. São mais de seis décadas de produção retratadas sob a ótica da carioca, uma filha de lavrador que, antes de se consagrar na TV, precisou interpretar empregadas domésticas e todo tipo de arquétipo relacionado aos negros.

Nada disso veio sem luta, nem algumas frustrações. No cinema, por exemplo, Ruth jamais conseguiu deixar de ser coadjuvante. “Briguei e cobrei muito de todo o mundo. Mas foi a Janete Clair e o Dias Gomes que deram a mim e ao Milton Gonçalves a oportunidade de fazer todo o tipo de trabalho”, conta, com voz embargada, em entrevista por telefone ao UOL.

Sobre o fato de o racismo ainda ser uma questão em pleno século 21, Ruth, com saúde frágil e aposentada desde 2010, é sucinta: “Tudo é uma questão de educação”, resume, antes de revelar uma de suas maiores alegrias atuais: perceber o reconhecimento de Lázaro Ramos e Taís Araújo, estrelas da série “Mister Brau”. “Falei para o Lázaro: ‘Vocês estão realizando um sonho que eu tive’.”

ruth-centro-em-filhas-do-vento-que-lhe-rendeu-premio-de-melhor-atriz-em-gramado-1479501327052_615x300

Ruth (centro) em ?Filhas do Vento?, que lhe rendeu prêmio de melhor atriz em Gramado

UOL – Como se sente sendo homenageada com uma mostra de cinema?

Ruth de Souza – Estou tão orgulhosa. Não esperava que o CCBB fizesse isso. Eu tive a oportunidade de rever muitos dos meus trabalhos. O Breno [Lira Gomes, curador da mostra] foi muito feliz em mostrar várias fases do cinema nacional, que muita gente não conhece. Para mim, é muito importante porque nunca estrelei filmes, sempre fui coadjuvante. Sou uma atriz negra e coadjuvante que está recebendo uma mostra, o que torna essa homenagem muito comovente.

Você começou no cinema nos anos 1940 como empregada e, 50 anos depois, viveu pianista e juíza na TV. Você tem noção da sua importância no rompimento de estereótipos sociais no Brasil?

É que eu sempre briguei e cobrei muito de todo o mundo para ter espaço. Mas foi a Janete Clair e o Dias Gomes que deram a mim e ao Milton Gonçalves a oportunidade de fazer todo o tipo de trabalho. Antes deles, era só a negra gorda alegre, feito a empregada do “…E o Vento Levou”. Havia muito disso no teatro, antes da televisão e do cinema. E, mesmo em Hollywood, só depois que a atriz de “…E o Vento Levou” [Hattie McDaniel] ganhou o Oscar que isso começou a mudar. Antes, os negros eram mostrados de forma ridicularizada.

Muitos avanços foram feitos, mas o preconceito racial persiste nos mais diversos meios. O que é preciso fazer para mudar isso?

Eu vi que o ator da Globo [Bruno Gagliasso] adotou uma menininha da África, e muitos falaram coisas. Fizeram uma maldade muito grande com ele. Ainda há muita dificuldade. Falta educação. A pessoa que tem educação não tem preconceito racial. Pelo menos por toda a minha experiência, todos os meus amigos brancos me tratam com o maior respeito e tranquilidade. O fato de o Barack Obama ter sido eleito presidente nos Estados Unidos trouxe uma melhora muito grande. Mas agora veio esse homem horroroso [Donald Trump]. Estou apavorada com ele.

Acha que o combate ao racismo está retrocedendo com os últimos acontecimentos na política?

Acho que a questão do preconceito racial não está exatamente nisso, na politicagem. Está mais ligada em conseguir dar oportunidade para o estudo. Em obrigar todos a ter uma educação formal e também religiosa. Isso é muito importante.

a-atriz-ruth-de-souza-como-escrava-sabina-no-filme-sinha-moca-de-tom-payne-1479502206621_300x420

Ruth de Souza como escrava Sabina no filme “Sinhá Moça”, de Tom Payne

Já sofreu preconceito no trabalho?

Sim. Mas eu sempre tive consciência de tudo, e Deus me ajudou. Quando entrei no teatro, os atores negros brancos precisavam se pintar para fazer papel de negro. Foi aí que comecei a ver que havia alguma coisa. Mas, na minha experiência, eu sempre tive o apoio de muita gente maravilhosa, que tenho grande carinho e respeito. O primeiro filme que fiz foi por indicação do Jorge Amado [“Terra Violenta”, de 1948].

E foi o Pascoal Carlos Magno [teatrólogo e diplomata brasileiro] que arranjou uma bolsa para mim nos Estados Unidos. Eu estava com medo de ir, por causa da questão racial. Lembro que o Nelson Rodrigues disse assim: “Se você não for, vou trocar de mal com você”. Antes de ir, o Vinicius de Moraes me mandou uma carta. “Você vai para os Estados Unidos, e se alguma coisa te acontecer, procure meus amigos em Washington.” Não precisei usar a carta dele, graça a Deus.

Mas eu sabia das dificuldades que era ser uma atriz negra. Só agora é que os atores negros estão aparecendo, como o Lázaro Ramos e a Taís Araújo. Falei para ele: “Vocês estão realizando o sonho que eu tive”. É uma grande alegria.

Há muitas “Pérolas Negras” por aí. Gosta do apelido?

Acho engraçado (risos). Sinceramente não esperava essa homenagem. Foi muito lindo.

O que sente mais falta sem atuar?

Acho que a carreira do ator é uma terapia constante. Quando você tem um problema pessoal e sai do camarim para o palco, o problema fica no camarim. Uma vez eu estava com a Sílvia Bandeira no camarim, fazendo a peça “8 Mulheres”, e estava com uma rouquidão danada. Entrei em cena, fiz a peça e voltei. Daí ela perguntou: “O que aconteceu que sua voz continuou igual?”. Eu disse que não era eu. Era a personagem (risos). Estou com um problema na perna que me impede de caminhar. Sinto muito falta de atuar.

+ sobre o tema

Abuso reiterado

O caso do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania), filmado...

Bitonga Travel tem como pretensão democratizar viagens entre mulheres negras. Projeto será lançado no Aparelha Luzia

Grupo formado por quatorze viajantes, influenciadoras digitais negras almeja...

Temos a 1ª Mulher no comando de uma Aeronave de ataque

Tenente Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti entrou para a história...

Rocinha repudia comportamento de Bolsonaro e seu fascismo

Um dos problemas mais graves de violência no Brasil...

para lembrar

A distopia do cuidado no brasil opera no corpo das mulheres negras

O corpo negro é um corpo encruzilhada. Sua existência...

Pais de garota mantida em cárcere por namorar mulher são indiciados

Vítima tirou fotos de marcas que seriam de uma...

‘Cartas a um Homem Negro que Amei’ é grito de um corpo violado

As consequências dos séculos de escravatura no Brasil compõem...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=