Coleção revela continente africano como você nunca viu

É raro encontrar projetos que retratam a África para além dos estereótipos como fome, pobreza e passividade. Para mudar a visão dos brasileiros sobre o continente africano e apresentar a relação que há entre o Brasil e a África, a jornalista Flora Pereira e o designer Natan Aquino criaram em 2012 o projeto Afreaka. A iniciativa ganhou colaboradores e passou a atuar em diversas frentes como educação, produção cultural e comunicação.

por Aline Ramos no Ondda

A novidade deste ano é que em fevereiro o grupo lançará uma coleção de livros que apresenta o continente africano de uma maneira diferente e inovadora. Com conteúdo apurado em 15 países africanos, a coleção “Afreaka: África sem estereótipos” busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias.

A coleção contará com quatro volumes que passam por temas como mídia, literatura, tecnologia,filosofia, artes em geral e educação. Os livros serão distribuídos gratuitamente em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo. O objetivo é fortalecer o cumprimento da Lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira em toda a rede de ensino. Por se tratar de um material multidisciplinar as publicações podem servir como fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, cultura e formas de expressões artísticas atuais.

Apesar do foco educacional, a publicação é destinada para todos aqueles que buscam entender e resgatar a identidade brasileira. O lançamento será no dia 13 de fevereiro, às 18h30, no Cine Olido (Galeria Olido). Para introduzir o público no tema dos livros, haverá no dia uma mesa de debate, intervenção gastronômica e apresentação musical. A coleção estará a venda no lançamento e no site pelo valor de R$50.

mais informações

##**Lançamento Coleção ‘Afreaka: África sem estereótipos**’##

Com conteúdo apurado in loco, em 15 países africanos, a Coleção de Publicações “Afreaka: África sem estereótipos” busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias.

Para promover o cumprimento da Lei 10.639/03 e reforçar a presença de África nas instituições de ensino, o Afreaka distribuirá gratuitamente a coleção em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo. De natureza multidisciplinar, o objetivo é que as publicações possam servir como uma fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, suas culturas e formas de expressões artísticas atuais; conjugando-o com a estratégia e perspectiva proposta dentro dos parâmetros curriculares e modalidades de ensino.

A coleção contará com:
Volume 1 – Mídia, Literatura, Arte, Grandes Impérios e Identidade
Volume 2 – Línguas, Autenticidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Filosofia
Volume 3 – Grafite, Sociedades Tradicionais, Música, Dança e Grandes Cidades
Volume 4 – África nas Escolas – sugestão de atividades e exercícios para a sala de aula.

Espera-se que cada publicação possa servir tanto para alunos, professores e multiplicadores da educação, mas também para um público muito mais amplo: aquele que busca entender e resgatar a identidade brasileira, não deixando de lado essa grande e importante parte de sua origem. Educação e cultura unidas para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica a acerca da África, muito mais próxima do Brasil do que se imagina, na sala de aula, mas também, fora dela.

Serviço:
A coleção estará a venda no dia para público geral, pelo valor de R$50,00 no lançamento e no site (www.afreaka.com.br) após o lançamento.
Lançamento: Dia 13/02 às 18h30 no Cine Olido, Galeria Olido
Mesa de Debate + Intervenção Gastronômica com Surama Caggiano + Apresentação Musical
Em breve mais informações sobre o evento.

A coleção foi contemplada pelo Edital Proac Publicações Culturais da Secretaria de Cultura. A distribuição e divulgação da revista será feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fundação Rosa Luxemburgo e Baobá Comunicação e Cultura.

+ sobre o tema

para lembrar

AMANHÃ 19 julho Bate Papo Cadernos Negros

A Representação Regional da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC) em...

Lázaro Ramos lutará pelos direitos dos negros em nova novela

Em entrevista ao site Uol na tarde desta quarta-feira...

Whitney: Documentário abre a caixa de Pandora de uma das cantoras mais emblemáticas

Publicamente, todas as fases da emblemática cantora Whitney Houston foram vividas diante...

Serena chora ao encerrar longo boicote a torneio por racismo

Serena Williams se emocionou após 14 anos de boicote...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=