Música e tertúlia na celebração do nascimento de Cabral

Enviado por / FonteDo Expresso das Ilhas

“Cantar Cabral e a Resistência” é o nome dado ao concerto que, ao início da noite de hoje marca, na Cidade da Praia, as comemorações dos 94 anos do nascimento de Amílcar Cabral. O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas aproveita a efeméride para anunciar a ideia de uma agenda para assinalar o centenário do herói nacional, em 2024.

Amílcar Cabral é autor do poema “Regresso” cuja música Cesária Évora popularizou

Mário Lúcio, Teresinha Araújo, Ana Lisboa, Vera Cruz, Totinho, Binga, Nhelas Spencer, Soren Araújo, Fattú Djakité, Alberto Koening, Body e Eric Tavares são os artistas que se apresentam no palco do Palácio da Cultura Ildo Lobo para homenagear o líder do movimento de libertação de Cabo Verde, numa iniciativa que se insere no projecto Cabo Verde: História, Cultura e Ambiente para um Turismo Sustentável, financiado pela União Europeia, a Fundação Amílcar Cabral e pela Fundação Lelio e Lisli Basso da Itália contando com o apoio do Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Diferentes gerações de músicos e artistas cabo-verdianos e guineenses irão relembrar temas musicais e poemas emblemáticos de autores que cantaram sobre Cabral ou sobre a resistência ao colonialismo e a luta pela independência nacional, buscando assim “contribuir para um maior conhecimento da história da luta de libertação nacional e do seu líder, Amílcar Cabral.”

Um dos artistas a actuar será Mário Lúcio, que na sua página de Facebook anunciou que irá interpretar um tema seu inédito, canção intitulada “Hino à Gratidão”.

“Amílcar Cabral foi o visionário realista, amoroso e altruísta, que liderou o processo complexo, político e militar, cultural e diplomático, pela independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau”, escreve o artista tarrafalense.

As actividades para assinalar o 12 de Setembro prosseguem amanhã, dia 13, com uma tertúlia na Fundação Amílcar Cabral. “A atualidade do pensamento de Amílcar Cabral face ao imperativo da unidade africana” é o mote para um debate a ser moderado por Alexssandro Robalo, em representação do Movimento Pan Africano.

Centenário do nascimento de Amílcar Cabral

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) aproveitou a data de hoje para fazer o lançamento da imagem da “Agenda 2024”, uma iniciativa “que visa marcar o início das comemorações do centenário de nascimento de Amílcar Cabral”.

Conforme nota do MCIC, a ideia da “Agenda 2024” é lançar um desafio a todas as instituições da República, às universidades, às escolas e à própria sociedade civil em geral “para que se crie uma agenda de reflexão, de actividades e de acção visando a celebração, em 2024, do centenário do nascimento de Amílcar Cabral.”

O MCIC lança convite a todas as instituições públicas e privadas interessadas a juntarem-se às instituições por sí tuteladas e contribuírem para a construção da “Agenda 2024”:

“O apelo é que haja um envolvimento amplo, diverso, crítico, engajado e sobretudo informado por parte de todos”, exorta a nota.

Nascido a 12 de Setembro de 1924 em Bafatá (Guiné-Bissau), Amílcar Lopes Cabral, filho de pais cabo-verdianos, fez os seus estudos em Cabo Verde até seguir para Portugal onde se formou em Agronomia. Com outros, fundou o Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAICV) e iniciou um movimento anti-colonial que conduziria os dois países á independência, já depois da sua morte a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri.

Figura emblemática, mas não consensual, Cabral tem sido tema de várias teses académicas, livros, filmes, etc. No início deste ano a Fundação que leva o seu nome anunciou a vontade de fazer candidatar os seus escritos ao programa “Memória do Mundo” da UNESCO.

 

+ sobre o tema

Rick Famuyiwa é contratado para dirigir adaptação da graphic novel Black Hole

Estúdios são responsáveis por filmes como "12 Anos de...

Elza Soares vai surpreender em biografia: “Resolvi me desnudar”

Aos 80 anos, Elza Soares interpreta uma suposta aposentadoria...

Shows de 1º de Maio de 2015 em são Bernado do Campo

Os shows do Dia do Trabalhador acontecem na sexta-feira, dia 1º...

Morre o Rei Pelé aos 82 anos

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o...

para lembrar

Consciencia Negra 2010: Pernambuco

Em Arcoverde, no Sertão, haverá uma marcha pelo Centro...

Onde está o dinheiro?: Toni Braxton pede falência

Um dos assuntos mais comentados na mídia internacional nesta...

Beyoncé e Jay Z organizam concerto solidário contra a pobreza

Beyoncé e Jay Z estão organizando um concerto beneficente no Brooklyn’s...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=