domingo, maio 29, 2022
InícioÁfrica e sua diáspora'Kindred - Laços de Sangue' e 'A Parábola do Semeador', de Octavia...

‘Kindred – Laços de Sangue’ e ‘A Parábola do Semeador’, de Octavia E. Butler, são lançados no país pela Morro Branco

Logo no início de “Kindred – Laços de Sangue”, vemos a frase da autora Octavia E. Butler (1947 – 2006): “Comecei a escrever sobre poder porque era algo que tinha muito pouco”. Americana, filha de uma empregada doméstica e um engraxate, e citada como dama da ficção-científica, Butler lutou para conseguir seu espaço entre as maiores escritoras da literatura, e para publicar seu primeiro livro demorou alguns bons anos. Por aqui então, só recentemente começaram a traduzir as obras da autora (mais de 40 anos depois do original). A editora Morro Branco lança não só “Kindred…” como também “A Parábola do Semeador”.

Os livros de Butler têm, geralmente, uma boa e sincera aula de história. Para dar uma cara ao passado, os professores de história costumam pedir às crianças que façam uma árvore genealógica e, em “Kindred”, vemos versão visceral, incômoda e impossível de esquecer sobre a escravidão, assunto ainda considerado um tabu e tratado com desrespeito. Na história, acompanhamos Dana, escritora negra que vive com seu marido branco no século 20. Ao longo da trama, ela estabelece uma conexão com um de seus ancestrais, que precisa constantemente de sua ajuda para manter-se vivo no século 18. Quando está com medo, Rufus chama Dana e ela viaja no tempo para encontrá-lo. O que torna o livro fundamental é a forma como a escravidão é relatada. Com narração em terceira pessoa, sabemos em primeira mão todos os sentimentos conflitantes que Dana experimenta. A maldade, a ignorância e até o medo são pautas bem presentes no livro, assim como a comodidade com situação hoje completamente inaceitável, mas não naquela época. O retrato que Butler faz não é medroso, mas sim afrontoso e sincero, sem nunca romantizar o comportamento ruim dos brancos em relação aos negros. Carol Alves.

Um conto sobre fé em relato atual

Já no segundo livro de Octavia E. Butler publicado por aqui, “A Parábola do Semeador”, a dama da ficção-científica usa de novo a fantasia para fazer relato brutal de situação complicada. Acompanhamos Lauren, menina pobre que literalmente sente a dor dos outros. Aqui, no entanto, ela fica no presente e faz  análise sobre economia dos EUA, fé e a sociedade, no geral. O que as duas protagonistas têm em comum? Ambas são muito bem construídas, reais e vivem em cenários que fazem análise perfeita, por vezes até assustadora, de passado, presente e até futuro da humanidade

Kindred – Laços de Sangue
Octavia E. Butler
Editora Morro Branco
432 páginas
R$ 20

A Parábola do Semeador
Octavia E. Butler
Editora Morro Branco
416 páginas.
R$ 20

Foto em destaque: Imagem retirada do site Jornal Destak

Artigos Relacionados
-+=