África: Quatro líderes e os seus desafios para 2020

Quatro líderes africanos foram, recentemente, celebrados como inovadores. Mas as esperanças de mudança neles depositadas não se concretizaram. Farão eles justiça à sua reputação em 2020?

Por Martina Schwikowski, do DW

O Presidente angolano João Lourenço

Os quatro líderes africanos João Lourenço (Angola), o primeiro-ministro Abiy Ahmed (Etiópia), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Emmerson Mnangagwa (Zimbabué) têm algo em comum: quando chegaram ao poder, foram muito celebrados como possíveis reformadores de sistemas caducos. Mas as esperança não se concretizaram e os líderes estão agora sob enorme pressão para passar à acção. O ano de 2020 será para eles a prova dos nove.

O Presidente de Angola, João Lourenço, fez algumas mudanças positivas na política nacional desde a sua eleição, em 2017. Mas as expectativas neste país da África austral são muito altas: “O próximo ano tem que ser o primeiro em que o Produto Interno Bruto (PIB) aumente. Isso é muito importante porque acabou o período de graça do Presidente”, diz Alex Vines, investigador no instituto britânico de pesquisa Chatham House. O elevado desemprego jovem aumenta a pressão sobre Lourenço para proceder a reformas, acrescenta Vines.

Angola: economia estável à vista?

Em Angola, 97% da receita atual vem da venda de petróleo

O Presidente angolano estabeleceu como seu principal objetivo estabilizar a economia de Angola. Mas este país rico em petróleo está em recessão há quatro anos, diz Vines. Uma transformação bem-sucedida depende de uma economia forte e de novos empregos. O Presidente tentou atrair novos investidores para o país. Mas “o fator decisivo será conseguir quebrar a eterna dependência de Angola da indústria do petróleo. 97% da receita atual vem da venda de petróleo”, disse Vines em entrevista à DW.

Segundo o analista, os angolanos veem como positivas as medidas que Lourenço tomou contra a corrupção quando foi eleito. O ex-governante de Angola, José Eduardo dos Santos, que administrava o país como uma “empresa familiar”, escolhera Lourenço como seu sucessor por não o considerar assertivo. Julgava que não representava uma ameaça para os interesses da família Dos Santos. Mas enganou-se: o novo Presidente surpreendeu com iniciativas para combater a corrupção e o nepotismo. Decidiu “limpar a casa” em Angola nos primeiros dois meses de seu mandato, e não teve medo de permitir a detenção de membros da família Dos Santos. Um antigo ministro dos Transportes também foi preso por corrupção.

Mas quão disposto estará o governante de Angola a reformar o país? “Ele está a falar sério, mas não tem planos de introduzir a democracia”, diz Vines. Na opinião do analista, trata-se mais de manter o poder do partido. O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa desde a independência em 1975, venceu a eleição com 61% de votos, segundo o resultado oficial. Vines comenta: “Lourenço quer garantir um resultado melhor.” Para os angolanos, no próximo ano ficará claro se o Presidente se concentrará na recuperação económica, ou se se vai preocupar mais com a política interna do partido.

Política arriscada na Etiópia

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, tem de encontrar maneira de pacificar o país

Na Etiópia, também não há certezas se os cidadãos beneficiarão de reformas em 2020 – o Prémio Nobel da Paz e primeiro-ministro, Abiy Ahmed, não promete muitas mudanças. O primeiro-ministro de 43 anos, que recebeu um dos prémios mais prestigiosos do mundo, está no cargo há apenas um ano e meio. O Nobel foi-lhe discernido pela coragem em resolver o conflito de longa data com a vizinha Eritreia. No seu próprio país, no entanto, a situação é tudo menos pacífica: nos últimos meses houve conflitos que resultaram em pelo menos 67 mortes e um referendo para autonomia regional que poder alimentar novas tensões. “O sistema político num Estado multiétnico pede que Abiy conceda mais autonomia. Foi muito arriscado”, diz Vines, “mas se ele [Abiy Ahmed] não tentar, não conseguirá nada.”

Há cada vez mais grupos étnicos no país de 109 milhões de pessoas a lutar pela autonomia. O primeiro-ministro poderá manter a integridade do país a longo prazo? A situação é complicada, diz Vines. Uma tentativa de golpe na região norte de Amhara, há alguns meses, mostra que a Etiópia pode tombar politicamente a qualquer momento: “Seremos capazes de avaliar melhor no próximo ano se Abiy conseguirá reformar a economia no futuro próximo e manter o país estável”. Do que depende não apenas a sobrevivência política de Abiy nas eleições parlamentares de maio de 2020, mas também a paz em toda a região.

Sul-africanos insatisfeitos

O Presidente Cyril Ramaphosa desiludiu os sul-africanos

Também para os sul-africanos, a esperança e o medo fazem parte do cotidiano. A recuperação económica prometida ainda está muito longe de ocorrer. “Estamos sempre a falar em iniciar a quarta revolução industrial”, disse Aditi Lalbahadur, membro do Instituto Sul Africano de Assuntos Internacionais (SAIIA), à DW. “Mas há muita sombra a pairar sobre nós”. O analista refere-se ao legado do Governo corrupto do ex-Presidente Jacob Zuma, que Cyril Ramaphosa substituiu após a sua renúnca no início de 2018. Mas Ramaphosa não tem apoio suficiente do partido governamental, o Congresso Nacional Africano (ANC), para proceder a reformas radicais.

Muitos pensavam que finda a era Zuma, Ramaphosa libertaria o país da corrupção e daria novo impusdo à economia. Mas o otimismo evaporou rapidamente: “O gabinete de Ramaphosa consiste, basicamente, das mesmas pessoas acusadas de corrupção. Como confiar nelas?”, questiona Lalbahadur. A analista acredita que Ramaphosa tem seriamente o objetivo de relançar a economia estagnada da África do Sul. Os sul-africanos ressentem-se com a situação, tornando imperativo que Ramaphosa dê sinais positivos mais concretos.

Zimbabué sem esperanças

No vizinho Zimbabué, o desalento parece total. Ninguém parece contar com uma melhoria do cenário em 2020. “O Zimbabué encontra-se numa profunda crise política, económica e social”, diz Lalbahadur. Não há investimentos estrangeiros e a desconfiança do Governo do Presidente Emmerson Mnangagwa é enorme. “Enquanto os manifestantes saem à rua em protestos, ele fala de reformas e abertura do comércio”. Hoje, a hiperinflação é de 440%. “As pessoas percebem que livrar-se do autocrata anterior, Robert Mugabe, não foi suficiente”. No Zimbabué, alguns dizem que apenas se trocou de “condutor” do país em 2017, mas “o autocarro ainda é o mesmo”. O final de 2019 foi decepcionante politicamente para o país, diz o analista Vines. No que respeita a esperança de mundanças num futuro próximo, o Zimbabué parece não ter grandes perspetivas.

+ sobre o tema

Cantora Whitney Houston morre aos 48 anos

A cantora Whitney Houston morreu neste sábado (11) aos...

Norte-africanos também têm traços de hibridação com Neandertais

Foram analisados 780 mil marcadores genéticosde sete populações do...

Estudiosos revelam como intelectuais negros atuaram na Abolição

Eles negam, por exemplo, que Machado de Assis tenha...

para lembrar

O sonho do meu pai não se realizou, diz filho de Martin Luther King

No seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", proclamado...

Rihanna é levada a hospital após show na Suíça

A cantora Rihanna foi levada às pressas a um...

Naomi Campbell em capa sem cabelo

Naomi Campbell ilustra a capa da revista 'Soon Internacional'. A...

Ser mãe de três adolescentes é mais difícil que cantar, diz Macy Gray

Vencedora de prêmios tanto na carreira de cantora quanto...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=