Viola Davis se arrepende de ter estrelado em Histórias Cruzadas: ‘Me traí’

Enviado por / FonteRolling Stone

Viola Davis, ativista do movimento anti-racismo, arrepende-se do papel em Histórias Cruzadas (2011). No filme, interpreta Aibileen Clark, uma das duas empregadas domésticas negras que conversam com a jornalista Skeeter(Emma Stone) para ela criar um livro de relatos.

“Não muitas narrativas também investem na nossa humanidade,” explicou Davis em uma entrevista para Vanity Fair em 2015. “São criadas na ideia do que significa ser negro, mas… Tão falando com um público branco.”

“O público branco pode, no máximo, sentar e receber uma lição acadêmica sobre quem somos. Então, saem do cinema e conversam sobre o que aquilo significa. Não ficam tocados por nós.”

Davis continua o desabafo: “Não existe ninguém que não se entretenha com Histórias Cruzadas. Mas parte de mim sente que me traí, e ao meu povo, porque estava num filme que não estava pronto para contar a verdade completa.”

Para Viola Davis, o filme serviu, acima de tudo, para enfatizar o “racismo sistemático” – principalmente por afastar a história das pessoas negras do protagonismo.

Isso também se reflete diretamente na máquina de Hollywood. Davis aceitou o papel pois explicou que, para atrizes negras, é muito mais difícil ter “oportunidades para trazer pessoas negras, desconhecidas, para o estrelato.” Viu, nesse filme, oportunidades para outras pessoas.

Mas não vê isso acontecendo com atrizes brancas. “Pessoas fabulosas como Emma Stone, Reese Witherspoon e Kristen Stewart tiveram um papel ótimo para cada fase da vida delas, e isso as levou para o lugar que estão agora. Mas não podemos dizer isso para muitos atores de cor.”

+ sobre o tema

Ludmilla anuncia participação em Velozes e Furiosos 10: “Atriz de Hollywood”

A cantora Ludmilla anunciou nesta segunda-feira (24) em suas redes sociais...

“A presença Negra em Alagoas” faz resgate das raízes históricas alagoanas

“A presença Negra em Alagoas”  Livro foi organizado pelos...

Em comemoração ao mês da Consciência Negra – AFROntamento

Em referência ao mês da Consciência Negra, acontecerá...

Atriz Ruth de Souza se emociona durante lançamento de sua biografia

A emoção deu o tom durante o lançamento do...

para lembrar

GIL FAZ PALESTRA SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL

O Sesc Pinheiros promove de hoje a quinta seminário...

Rodrigo Eller vencedor do Concurso Eu Negro além da pele

O cartaz vencedor     O selecionados O CONCURSO O Concurso Casulo convida estudantes...

Um lado obscuro nigeriano: ‘Hibisco roxo’, de Chimamanda Ngozi Adichie

Fanatismo, violência, repressão e descobertas acerca da vida são...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=