Núcleo Negro de Pesquisa e Criação apresenta espetáculo de teatro em versão radiofônica

Assim como o Brasil em meados dos anos 30 concentrava suas histórias teatrais por meio das ondas do rádio, o Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) traz uma adaptação do espetáculo Fala das Profundezas para o ambiente radiofônico, só que desta vez, ocupando as plataformas  de streaming de música no país. Com estreia no dia 24 de outubro, a partir das 21h,  esta adaptação estará disponível no YouTube, Deezer, Spotify, SoundCloud e iTunes, de forma gratuita.

O espetáculo que possui direção e dramaturgia de Gabriel Cândido, trata sobre temas como capitalismo e racismo estrutural em uma ficção sobre a exploração de um território intitulado de Profundezas. A constante exploração desse território faz emergir diversos conflitos existenciais que provocam interferências nas relações afetivas das pessoas que ali vivem. Movido pelos próprios conflitos, o povo desse território percebe que chegou o momento para tentar propor o que muitos já sonhavam a algum tempo, iniciando outra perspectiva de vida e organização.

“Espero que Fala das Profundezas comunique com o nosso tempo, porque esse é o nosso dever mais importante como artista. Têm sido muito bonita e sincera a trajetória do nosso processo de criação, e agora diante a pandemia da Covid-19 continuamos explorando este território de possibilidades fazendo com que a arte continue resistindo e emergindo”, contou o diretor e dramaturgo,  Gabriel Cândido.

O espetáculo em formato radiofônico, faz parte do projeto Escombros – Parte I: Fala das Profundezas, contemplado pela 10º edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) – Desde 2016, o Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) é o encontro de artistas negras e negros de diversas regiões de São Paulo com atuação no teatro, audiovisual e produção cultural.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Por que a escolha de uma atriz negra para ser a sereia Ariel incomoda tanta gente?

Anúncio de Halle Bailey como protagonista da versão live-action...

Copa na África: Empolgação dos Bafana Bafana

A festa de abertura da Copa do Mundo e...

Socialista lidera eleições na França e disputará Presidência com Sarkozy

    Nas primeiras estimativas divulgadas por diferentes institutos franceses de...

Festival de la Saya Afroboliviana se realizará el próximo 26 de septiembre

La Paz, 8 Sept. (Prensa Diputado Jorge Medina).- El...

para lembrar

Africanos constroem helicópteros caseiros com sucata…e voam

Motores usados, barras de alumínio, pedaços de plástico...

Desfile de moda revela novas empreendedoras negras de São Paulo

Neste fim de semana o bairro de Interlagos, na...

Portela fecha a noite no Desfile das Campeãs, na Sapucaí

A Portela, grande vencedor do carnaval, fechou o desfile...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=