A vida de nossos idosos negros também importa

Novembro é o mês em que parte da população entende a necessidade de pensar na consciência, no corpo, nas condições de vida e na identidade das pessoas negras no nosso país.

E é justamente nesse mês que o presidente da República transfere para cidadãos e cidadãs o fracasso do Estado no enfrentamento de uma sindemia, além de uma pandemia.

Sindemia pelo fato de ser um acúmulo de diversas crises: sanitária, política (em que impera o negacionismo), econômica (crescente número de desalentados e desempregados), conflitos raciais (isolamento e distanciamento não foram capazes de amenizar as práticas violentas contra grupos sociais desprivilegiados) e a Covid-19.

São essas crises que simbolizam as marcas do racismo, pois são as pessoas negras as mais afetadas. Estamos lutando pelo direito de respirar, parafraseando o filósofo camaronês Achille Mbembe, e os idosos negros talvez sejam o grupo a quem esse direito é mais proibido de vivenciar.

No contexto da Covid-19, a população idosa negra pode apresentar todos os fatores de risco cientificamente comprovados para maior adoecimento e óbito: pele escura, idosa e com comorbidades.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam que negros somam 48% da população idosa brasileira —mais de 3 milhões de pessoas idosas pretas e 12,5 milhões de pessoas idosas pardas.

Historicamente, trata-se de um grupo cuja trajetória é marcada por racismo, machismo, capacitismo (a discriminação por alguma deficiência), idadismo (discriminação por ser uma pessoa velha) e outras discriminações associadas ao local de residência por conta das dificuldades de acesso a serviços, por si já insuficientes.

Some-se a isso as condições de trabalho que desrespeitam suas capacidades físicas e reformas previdenciárias que fazem da aposentadoria um sonho inacessível.

O envelhecimento ativo prega a boa saúde, a aprendizagem ao longo da vida, a participação e a segurança. Para a maioria das pessoas negras, essas são aspirações distantes.

As condições socioeconômicas construídas a partir de iniquidades raciais levam a um envelhecimento precoce e ruim. Mesmo quando uma enfermidade é identificada, a possibilidade de um tratamento eficaz é remota.

A aprendizagem ao longo da vida já é privilégio de poucos, que dirá para pessoas idosas negras. E o que dizer de segurança quando violências ocorrem dentro e fora de casa? Quantas mortes precoces de filhos, filhas, cônjuges e amigos levando à solidão e à insuficiência de redes de apoio e de afeto?

Nesse mês de novembro, é preciso resgatar a ancestralidade, o respeito e a admiração aos mais velhos e mais velhas que a cultura afro-brasileira sempre enalteceu. Essas qualidades não podem ser perdidas dentro de uma sociedade em que impera um capitalismo selvagem, que cria como padrão o corpo do homem branco e jovem.

Se hoje somos um Brasil repleto de belezas e de pessoas ávidas por liberdade de viver e crescer, estejamos certos de que foram as pessoas negras que criaram tantas belezas e moldaram nossos sonhos futuros.

Respeito a nossos Pretos Velhos e nossas Pretas Velhas. Suas vidas também importam. Hoje e para sempre!

Alexandre da Silva

Professor e PhD da Faculdade de Saúde Pública da USP, membro do ponto focal de questões raciais no Centro Internacional da Longevidade no Brasil (ILC-BR)​

Fonte: Por Alexandre da Silva, da Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Consciência Negra programação Tocantins 2011

16 a 19/11 I Seminário Internacional de Relações Raciais...

Senado comemora Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o...

Quilombolas têm chance de se fortalecer com Chamada Pública da SEPPIR

Secretaria disponibiliza R$ 1,2 milhão para projetos voltados para...

para lembrar

spot_imgspot_img

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...

Depressão em idosos: por que doença ainda é difícil de ser diagnosticada

"Perdi o amor da minha vida, com quem estava há 45 anos." A aposentada paranaense Maria Helena Barroso, de 64 anos, relembra assim a morte...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...
-+=