Conselho de Ética da Alesp aceita denúncia de Isa Penna contra Fernando Cury por assédio sexual

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, a denúncia de quebra de decoro contra Fernando Cury (Cidadania). O deputado é acusado de assediar sexualmente Isa Penna (PSOL), no plenário da Alesp, em 16 de dezembro.

Cury foi flagrado pela câmera da Casa apalpando o seio da colega enquanto ela conversava com outro deputado. Em caso de condenação, ele pode ter o mandato suspenso e até cassado.

Todos os nove deputados presentes na reunião do Conselho de Ética votaram a favor da denúncia: Adalberto Freitas (PSL), Emidio de Souza (PT), Barros Munhoz (PSB), Wellington Moura (Republicanos), Delegado Olim (PP), Erica Malunguinho (PSOL), Alex de Madureira (PSD), Campos Machado (Avante) e Estevam Galvão (DEM).

A deputada Isa Penna celebrou a decisão nas redes sociais. “Apesar desse ótimo resultado, não podemos baixar a guarda, pois a cassação não está garantida. A luta continua para que não haja impunidade no caso”, escreveu no Twitter.


As próximas etapas são a instauração de um inquérito e a nomeação de um relator que deve emitir um parecer em 15 dias. Em seguida, os deputados do Conselho de Ética devem julgar o caso.

Antes da votação, o advogado de Cury, Roberto Delmanto Jr., havia pedido a suspeição de Malunguinho do Conselho. Segundo ele, a parlamentar não poderia participar da deliberação por já ter se posicionado nas redes sociais contra o assediador.

Em resposta, a deputada Erica Malunguinho afirmou que seus posicionamentos públicos não impedem o debate, já que ela não é relatora do caso na Comissão.

 

+ sobre o tema

Educador explica como uma piada pode ser homofobia

Quatro a cada dez homens gays relatam que já foram...

Um Papai Noel negro e homossexual

No livro escrito por Daniel Kibblesmith, Papai Noel vive...

Conhecendo o Perfil de um Pedófilo

Como Identificar um Pedófilo Todos os pais querem proteger seus...

12 mulheres inspiradoras e pioneiras

Primeira mulher a comandar o Fed (Banco Central Americano) A...

para lembrar

Simone de Beauvoir e o professor de literatura

A responsabilidade do autor diante da literatura não se...

Mulheres negras estão solitárias em cargos de liderança, diz pesquisa

Quase 60% das mulheres negras que ocupam algum cargo de...

Empresa diz que não contrata mulheres

Eu tenho 21 anos, sou mulher, negra, feminista e...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=