PEC Emergencial: proposta ameaça Fundeb e pode agravar desigualdades educacionais

Enviado por / FonteCENPEC Educação

Foi divulgado, nesta terça-feira (23), parecer do senador Marcio Bittar (MDB) sobre a Proposta de Emenda à Constituição n° 186, de 2019. A proposta, conhecida como PEC Emergencial, estabelece mecanismos permanentes e emergenciais de ajuste fiscal para a União, estados e municípios.

Em seu parecer, o relator apresenta um substitutivo ao texto original, propondo um protocolo de responsabilidade fiscal aos governos federal, estaduais e municipais e uma “cláusula de calamidade” para que a União mantenha o pagamento do auxílio emergencial em 2021.

O relatório da PEC Emergencial, que pode ser votado no Senado nesta quinta-feira (25), prevê o fim da vinculação constitucional da receita de impostos para a educação e a saúde. Se o texto for aprovado sem mudanças, União, estados e municípios ficam desobrigados de garantir investimento mínimo nessas duas áreas.

No caso da educação, o artigo 212 da Constituição Federal estabelece hoje que a União deve aplicar, por ano, no mínimo 18% e estados, Distrito Federal e municípios, no mínimo 25% das receitas de impostos, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

Os percentuais previstos no texto constitucional são também a base de cálculo para o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovado por ampla maioria no Congresso Nacional em 2020. A proposta também ameaça a previsibilidade das políticas públicas educacionais, podendo comprometer o direito à educação de todos e todas e agravar ainda mais as desigualdades educacionais no país.

O CENPEC Educação se posiciona contrário ao corte de recursos e à extinção do gasto mínimo com a educação estabelecido na Constituição. Também considera inadmissível que o Congresso Nacional possa colocar em risco as conquistas trazidas pelo novo Fundeb para o financiamento da educação, especialmente num momento em que as redes de ensino se veem diante de enormes desafios em garantir infraestrutura adequada para promover a aprendizagem no contexto da pandemia. 

Para Romualdo Portela de Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do CENPEC Educação, se aprovada da forma como consta do relatório, essa emenda constitucional, “do ponto de vista das políticas de longo prazo, é um desastre, porque desmonta o sistema de saúde, desmonta o sistema de educação e, particularmente, acaba com o Fundeb”. Dessa forma, e “nós reduziríamos brutalmente nossa capacidade de combater a desigualdade nacional no financiamento publico”, explica.

Confira a seguir a análise do especialista:

Participe da nossa campanha pela manutenção do gasto mínimo constitucional com educação. Compartilhe em suas redes as hashtags abaixo, pela garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas. É hora de mobilizarmos toda a sociedade civil e de cobrarmos nossos representantes. Só haverá futuro possível pós-pandemia com educação de qualidade para todos.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Abertas incrições para bolsa de estudos sobre infância e juventude

Oxfam Brasil irá cobrir viagem e estadia de um(a)...

Plano Municipal de Educação de SP ainda está no papel

Previsto no Plano Diretor de São Paulo desde 2002,...

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar. Medida busca combater...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=