LIVE – A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades

Geledés Instituto da Mulher Negra realizará na próxima quarta-feira (28), às 14h30, o lançamento do e-book “A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades”, produzido com o apoio da Brazil Foundation.

O evento destacará os principais resultados da pesquisa que avaliou o impacto do isolamento social nos processos educativos de crianças e adolescentes, em particular das meninas negras. A partir de dados de questionário dirigido à familiares, docentes e integrantes da sociedade civil, as informações demonstram os limites para a realização das atividades escolares à distância, o aumento da vulnerabilidade social, da evasão escolar e das desigualdades de raça e gênero na educação em razão da pandemia.

Para a avaliação dos resultados da pesquisa, contaremos com a participação de Barbara Paes – co-fundadora do projeto Minas Programam, pós-graduada em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais e mestre em Gênero e Desenvolvimento; Beatriz Lelis  – estudante do 7º ano e sua mãe Camila Augusta Pinheiro de Lelis – feirante e mãe de 2 meninos e 4 meninas;  Sirlene Santos – baiana,  mãe, reikiana, dançarina e pesquisadora sobre a Corporeidade da Mulher Negra e Periférica; e Viviana Santiago – defensora de Direitos Humanos em especial de crianças e adolescentes, professora e mãe de João Marcos, colunista no Portal Lunetas e da revista Azmina; lidera a revisão interseccional de gênero raça e etnia do programa de país do UNICEF  Brasil.

O evento será mediado por Jaqueline Santos e Suelaine Carneiro, do programa de educação de Geledés, e será realizado no nosso canal do Youtube.

+ sobre o tema

para lembrar

Inep confirma Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)...

MP exige título de doutor para professores de universidades federais

Publicada no Diário Oficial medida foi sancionada pela presidente...

Escolas empobrecidas: sem História nem Geografia

A escola vive uma profunda crise de legitimidade*. O...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=