Vídeo: abordagem policial a youtuber negro em Goiás revolta redes sociais

Enviado por / FonteDo Congresso em Foco

O vídeo de uma abordagem policial na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50 km de Brasília, provocou indignação e revolta nas redes sociais. Enquanto filmava manobras que fazia em sua bicicleta para o canal que mantém no Youtube, o jovem negro Filipe Ferreira é surpreendido por dois policiais, que descem de uma viatura, mandando-o se afastar da bicicleta. Um dos policiais aponta a arma para Filipe assim que o youtuber pergunta o que está acontecendo.

“Coloca a mão na cabeça”, diz o policial. “Por que você está apontando a arma pra mim?”, pergunta o ciclista. “É uma abordagem”, responde o PM. O rapaz pede respeito, diz que é trabalhador e está apenas gravando as manobras.“Não é assim não que trata uma pessoa”, reclama. “Esse é o procedimento, coloca a porra da mão na cabeça”, retrucou o policial aos gritos.

Inconformado com a agressividade da abordagem, Filipe tira a camisa para mostrar que não tem nada e fica de costas, como pedem os policiais. Em seguida, um dos PMs diz que o jovem não o obedeceu no momento que ele pediu e o algema, alegando desacato.

Em nenhum instante o youtuber xingou ou hostilizou a dupla. “Vou te algemar porque você não obedeceu a ordem legal que eu te dei”, disse o PM. “Resiste aí para ver o que vai acontecer contigo”, ameaçou o policial.

O vídeo viralizou pelas redes com críticas à ação da polícia e ao racismo estrutural no Brasil.

“O que acontece se você for negro e estiver treinando manobras no parque com sua bike? Não sabe? Veja o que aconteceu hoje na Cidade Ocidental”, escreveu no Twitter Gabriel Eduardo, ao publicar o vídeo, que acumula mais de 1,8 milhão de visualizações. Entre os mais de 3 mil comentários da publicação, outros usuários do Twitter destacam que o episódio revela como é ser negro no Brasil.

O Congresso em Foco não conseguiu contato com Filipe Ferreira. O espaço está aberto para o jovem e a PM de Goiás se manifestarem. Veja alguns comentários no Youtuber sobre o vídeo:

+ sobre o tema

Mulher que foi presa por racismo volta a atacar vizinhos no litoral de SP: ‘Negra porca’

A mulher que é investigada pela polícia por escrever...

A rua é a voz

por  Lelê Teles via Guest Post para o Portal...

para lembrar

Conselho da Europa quer recolha de dados sobre minorias

Comissão contra Racismo sugere medidas de acção positiva...

PF volta a rejeitar “black power” em foto de passaporte

Após mais um caso de pessoa com cabelo "black...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=