Corpórea Companhia de Corpos lança convocatória para mostra artística de dança latino-americana!

O coletivo irá selecionar cinquenta artistas de diferentes lugares do Brasil e América Latina para uma grande mostra virtual com temáticas que dialoguem com sua pesquisa, que busca evidenciar o protagonismo dos corpos negros em ações cotidianas através da dança.

Mostra Artística da Corpórea Companhia de Corpos recebe inscrições de artistas da América Latina

De 23 de julho a 22 de agosto de 2021, estarão abertas as inscrições para participar da Mostra Artística On-line em Recinto Femil(S) promovida pela Corpórea Companhia de Corpos como parte das ações do projeto “Fomentar Trajetórias: Movimentos Femininos em Recintos Femil(s)” contemplado na 29ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

A Mostra Artística On-line em Recinto Femil(S) busca aproximar a arte da dança de tantas reflexões contemporâneas presentes no cotidiano de pessoas cidadãs latino-americanas. A ideia do evento é gerar diálogos sobre a arte, a transmigração, a quarentena, a vida urbana e as suas relações em espaços in  loco (onde as pessoas habitam/moram) e em espaços in-situs (públicos/institucionais/territorialidades) de  grande circulação de pessoas.

Um grande festival virtual de dança e performance que pretende reunir 50 (cinquenta) intérpretes/artistas do Brasil e da América Latina para apresentar seus trabalhos em vídeo-dança, vídeo artes e outros tipos de criações de conteúdos digitais, produzidos durante o período da pandemia da COVID-19. 

Uma forma encontrada pela Corpórea Companhia de Corpos para ampliar o contato entre diferentes artistas e suas diversidades criativas presentes na dança contemporânea e na performance da América Latina

O chamamento disponível em www.corporeacompanhiadecorpos.com/chamamentos irá selecionar artistas cujos trabalhos e investigações dialoguem com a  pesquisa intitulada “Fomentar Trajetórias: Movimentos Femininos em Recinto Femil (S)”, da Corpórea Companhia de Corpos, a fim de criar e fortalecer uma rede de compartilhamento, dando visibilidade às experimentações, pesquisas e artistas.

Serão aceitas inscrições de materiais inéditos e não-inéditos, de artistas, grupos, companhias e outros tipos de coletividade. Os trabalhos e investigações deverão ter duração mínima de 03 (três) minutos e máxima de  60 (sessenta) minutos. 

As inscrições são gratuitas e as pessoas interessadas em participar podem inscrever apresentações de trabalhos artísticos práticos (vídeo-dança e/ou vídeo-performance gravados durante a pandemia), mas também trabalhos teóricos de criação de conteúdos (palestras e aulas com material de apoio digital).

Também serão aceitas Lives realizadas com pessoas convidadas, acerca da temática memória e  territorialidade, em diálogo com a pesquisa da Corpórea Companhia de Corpos. 

Com uma trajetória significativa no campo da pesquisa, criação, pensamento e difusão da dança, a Corpórea Companhia de Corpos, desde sua criação em 2015, vem aprofundando sua pesquisa no cotidiano através do corpo feminino, pensando o protagonismo da sua existência como atravessamento dos tempos no mundo atual.

Com o espetáculo “Rés”, que estreou em 2017, a companhia denunciou a realidade de corpos femininos em situação de cárcere. A montagem recebeu uma indicação ao Prêmio APCA na categoria “Não estreia”, em 2019. A pesquisa deste trabalho rendeu ainda a contemplação no Edital Rumos 2017/2018 do Itaú Cultural, com o projeto: Ocupação Rés – mulheres em Cárcere.

Mais informações em www.corporeacompanhiadecorpos.com e @corporeacompanhiadecorpos

SERVIÇO

Chamamento Mostra Artística On-line em Recinto Femil(S)

Período de inscrições: de 23 de julho até às 23:59 de 22 de agosto de 2021

A quem se destina: intérpretes/artistas de qualquer lugar do Brasil e da América Latina que tenham trabalhos ou investigações com temáticas que dialoguem com a pesquisa da Corpórea Companhia de Corpos, que busca evidenciar o protagonismo dos corpos negros em ações cotidianas.

Data da Mostra Artística: 06 de setembro a 06 de outubro de 2021

Inscrição pelo site: https://www.corporeacompanhiadecorpos.com/chamamentos

Valor da Inscrição: Grátis

Vagas: 50 (cinquenta)

Resultado: 30 de agosto de 2021 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Mc Soffia estampa capa de revista e reflete sobre juventude negra

A rapper teen e compositora brasileira Mc Soffia, é...

SP: Marcha denuncia tentativa de criminalizar cultos de matriz africana

Milhares de pessoas se concentraram em frente ao MASP,...

Paulinho da Viola

Paulinho da Viola, filho de violonista,cresceu num ambiente musical....

Denúncias contra o racismo e o racismo ambiental vencem o Prêmio Megafone de Ativismo

O desabafo de Dona Lurdinha (@dona_lurdinha_de_acupe) sobre racismo ambiental,...

para lembrar

Harlem Désir

Harlem Désir é um político francês, nascido em 25...

Serena Williams vence em Brisbane, mas torce o tornozelo esquerdo e abandona o torneio

A americana Serena Williams, que fazia estragos no WTA...

Estreia do Espetáculo “Luiz Gama – Uma Voz pela liberdade “ no Rio de Janeiro

A Revista Raça marcou presença na estreia de  "Luiz...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...
-+=