Apresentador do Bom Dia Pernambuco é vítima de racismo e rebate

'Aqui tem muito trabalho, muita força, muito estudo', publica o jornalista Pedro Lins

O apresentador do jornal Bom Dia Pernambuco, da Globo Nordeste, Pedro Lins Filho, foi alvo de racismo na noite de quarta-feira (25). O jornalista denunciou o ato em sua conta no Twitter: “E ainda tem uma galera que diz que racismo não existe. Ouvi agora, hoje à noite: ‘fala com quem da globo para parar de colocar vocês pretinhos para apresentar jornal?’”

Em seu Instagram, ele publicou um vídeo em que comenta o episódio: “Tô compartilhando isso aqui para dizer a você que também passa por isso que você não está sozinho. E aproveitar para dizer também para essa pessoa racista: sorte? Não, amor. Aqui tem muito trabalho, muita força, muito estudo, muito foco e muita competência”.

Mais de 3 mil colegas e seguidores comentaram as publicações, em solidariedade ao apresentador. Entre as mensagens, jornalistas e influenciadores negros reconheceram o talento de Lins em seu trabalho e seu direito de ocupar o espaço em que atua. Outros seguidores falaram sobre o quanto pessoas negras em destaque incomodam àqueles que têm preconceito.

A TV nunca esteve tão atenta à necessária presença de negros na tela, mas ainda falta muito para alcançar a representatividade necessária. Pretos e pardos são 54% da população brasileira, maioria que até hoje se vê mal espelhada na TV.

Mas o movimento do público, principalmente nas redes sociais, fez nascer uma pressão do mercado publicitário para aumentar o número de negros em todos os postos do audiovisual, inclusive na linha de frente dos telejornais. Além de abrir espaço para Maju Coutinho no comando do Jornal Hoje, a Globo acaba de inserir Aline Midlej no rodízio da bancada do JN. Além disso, um novo homem do tempo está sendo preparado para fazer a previsão na Globo SP, o repórter Marcelo Pereira, como anunciou o site Notícias da TV.

+ sobre o tema

Acusado de racismo é alvo de protesto em retorno às aulas na FGV

Estudante havia sido suspenso por ter chamado um colega...

Ginasta que gravou vídeo racista é convocado ao Pan. Vítima do caso, não

Arthur Nory, o ginasta que gravou e publicou em...

Guerra à periferia

Em 2012, após o PCC executar dezenas de policiais,...

Constrangimento Racista no Burguer King

Sou nascida e criada no bairro de ipanema e...

para lembrar

Ministros da Cultura do Mercosul assinam declaração contra o racismo

Os ministros da Cultura dos países do Mercosul assinaram...

Black is King, ancestralidade e afro futuro

O rei Leão foi lançado pela primeira vez em...

“Bacanal narcisista no Louvre” Um preto no Louvre incomoda muita gente…

Um preto no Louvre incomoda muita gente, um preto...

Band é condenada por exibir reportagem que viola direitos humanos

Ao zombar de entrevistado Mirella Cunha "superou qualquer limite...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=