Mostra de cinema exibe filmes africanos de forma gratuita e online em outubro

Enviado por / FonteG1

Filmes estarão disponíveis através do site do Sesc do dia 1° a 10 de outubro.

Promovido pelo Sesc São Paulo, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA) lançará, a partir de 1° de outubro, 30 filmes de ficção e documentário de seis países, de forma gratuita, através do site do Sesc. A mostra estará disponível até o dia 10 de outubro.

O evento online, que aborda o tema de cinema de gênero, apresenta 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas), legendados em português, além de curso e catálogo digital. Dos dez longas da mostra, oito são inéditos no Brasil.

Durante a quarta edição, a Mostra de Cinema contempla 16 países do continente: África do Sul, Argélia, Benin, Camarões, Egito, Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritânia, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Sudão, Tunísia e Uganda.

Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África.

“Em geral, se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos”, explica a curadora e idealizadora do evento, Ana Camila Esteves.

O filme de abertura é “Juju Stories” (2021), do coletivo nigeriano Surreal 16, com três histórias de bruxaria dirigidas por C.J. Obasi, Abba Makama e Michael Omonua.

A Mostra de Cinemas Africanos foi idealizada em 2018 por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco e já exibiu mais de uma centena de curtas e longas-metragens de diversas vertentes do cinema africano. A programação conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.

+ sobre o tema

Dicas de maquiagem para pele negra

A pele negra é mais resistente do que a...

Taís Araújo encarna personagens masculinos em ensaio fotográfico

Taís Araújo mostrou seu lado camaleão em ensaio para...

África do Sul: Reparação ou preconceito?

Por: Gustavo Müller CIDADE DO CABO, África...

para lembrar

Pretinha Adormecida – Estreia e temporada Online

SOBRE PRETINHA ADORMECIDA: Pretinha Adormecida é um projeto de Teatro...

Lula recebe título Honoris Causa de oito universidades argentinas

Ex-presidente será homenageado nesta sexta-feira 17 no Senado da...

Mãe larga vida na Bahia para ajudar filho a ser bailarino no Bolshoi

JULIANA COISSI A auxiliar de cozinha Marluce Conceição Rodrigues da...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=