‘Quem as conhece?’, questiona pesquisadora sobre a presença das mulheres negras na ciência em Rondônia

Série de entrevistas e reportagens acontece durante os dias 15 e 19 de novembro na programação da Rede Amazônica e da CBN Amazônia Porto Velho.

Entre os dias 15 e 19 de novembro, uma série de entrevistas e de debates acontecem durante a programação da Rede Amazônica e na rádio CBN Amazônia Porto Velho, afim de debater a presença de negros em diversas áreas e atuações em Rondônia.

Nesta segunda-feira (15), a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Najla Benevides Matos e a Pós-Doutora e Doutora em educação Rosângela Aparecida Hilário, são as convidadas para debater sobre a presença de profissionais negros na ciência.

Em entrevista à CBN Amazônia, Najla Benevides destacou que, diversas cientistas negras fizeram história, mas, não são lembradas.

“Nós temos várias mulheres negras cientistas maravilhosas, que fazem e fizeram história, mas, quem as conhece?”, disse.

Rosângela Hilário relembrou que, muitas vezes, a entrada de pessoas negras em espaços científicos, como em universidades, acontece de forma solitária, já que muitos, não tem a oportunidade de entrar nesses espaços.

“Você está sempre sozinha nos espaços. Eu era a única no meu curso de idioma, eu era a única aluna da USP preta, eu sou a única mulher preta no meu departamento, então as pautas que você defende, só você defende”, disse em entrevista a Rede Amazônica.

Mercado de trabalho para os negros

Na terça-feira (16), o advogado e colunista Cláudio Ramos e a empresária Kelen Melo, são os convidados para falar sobre o mercado de trabalho para pessoas negras. Você pode acompanhar a entrevista pelo site da CBN a partir das 9h.

+ sobre o tema

“As Meninas Superpoderosas” voltará à TV e terá luta contra o machismo

“As Meninas Superpoderosas”, um dos desenhos mais famosos do...

Barbárie, por Sueli Carneiro

Morar em São Paulo está se tornando uma experiência...

para lembrar

Iza fala sobre representatividade da mulher negra na mídia durante entrevista

A cantora Iza deu uma entrevista para o canal...

Mulher negra e miomas: Uma incursão na área de saúde, raça/etnia.

INTRODUÇÃO Por Vera Cristina de Souza Do SlideShare No Brasil, ainda são...

Se nossos filhos fossem tratados como nossas filhas

Venha comigo. Vamos abrir a porta para um universo...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=