Conferência Internacional da 6ª Região Africana: Convergências possíveis entre a Diáspora Negra e o Continente Africano

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Encontro Preparatório Internacional em dezembro

A Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), articulação do movimento negro de extensão nacional com mais de 30 anos de história, em conjunto com o Instituo Hamilton Cardoso, vem à público divulgar o Encontro Preparatório Internacional da 6ª Região Africana, que ocorrerá no dia 04 e 05 de dezembro, na modalidade virtual (via ZOOM). Participam como parceiros: Instituto Lula, FES, ARAAC e MST. 

Para se inscrever, acesse o site: https://www.eira.soweto.org.br/


Por entender de suma importância o debate sobre a realidade sócio-político-econômica e cultural do povo negro em diáspora no presente e no futuro (também recorrendo ao passado quando necessário), A CONEN propõe a união de entidades e personalidades da 6ª Região Africana e do Continente Africano na “Conferência Internacional da 6ª Região Africana: Convergências possíveis na diáspora negra e com o continente africano” a ser realizada em 2022, para possibilitar um diagnóstico qualificado das comunidades negras nacionais e internacionais e promover fortalecimento das organizações presentes, através do diálogo e das trocas constantes. Como preparação para a Conferência de 2022, a CONEN realizará um Encontro Internacional dividido em quatro mesas temáticas, que ao final colaborarão com a proposta de criação de um Fórum Internacional da 6ª Região Africana:

MESA 1: “O racismo, a escravização, o colonialismo e a herança cultural africana na formação da identidade política da Diáspora Negra na 6ª Região Africana”. Estão confirmados os seguintes palestrantes:

Katucha Bento (BRASIL), professora de Estudos de Raça e Descoloniais na Universidade de Edimburgo, co-editora da “Revista Identidades: Estudos Globais em Cultura e Poder” e co-fundadora da Universidade Livre de Sociologia e Comunicação Afro-Brasileira (UNAFRO).

Sheila Walker (USA), Diretora da Afrodiaspora INC, Pesquisadora Especialista em Diáspora Africana, Professora da Universidade do Texas e do Spelman College, Escritora e Cineasta.

José Bento Rosa da Silva (BRASIL), Mestre em História pela PUC/SP e Doutor em História pela UFPE. É professor da UFPE no quadro de pós-graduação em História. Tem experiência em História da África e Diáspora, com vasta especialização nacional e internacional. É membro fundador do NEAB-UFPE e do Instituto de Estudos sobre a África na mesma Universidade.

MESA 2: As contradições estruturais do capitalismo, o racismo e as iniquidades sócio ambientais na Diáspora Negra e na África. Estão confirmados os seguintes convidados:

Augustin Laó-Montes (PORTO RICO), Sociólogo especialista em políticas raciais e na América Negra, Doutor pela State University of New York, autor do Livro “Debates sobre cidadania e políticas raciais nas Américas Negras”.

Michael Hanchard (USA), Professor de Estudos Africanos na Universidade da Pennsylvania (USA), diretor do Projeto “Populações Marginalizadas”, possui publicações eméritas sobre o movimento negro brasileiro.

Joana Passos (BRASIL), Mestra e Doutora em Educação pela UFSC, com pós doutorado na Universidad Nacional Autonoma do Mexico. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e integra a Coordenação da Red Investigaciones Afrolatinoamericanas.

MESA 3: “Nosso Futuro Comum! O Pan-africanismo, as reparações e as estratégias políticas para o desenvolvimento do povo negro na África e na 6ª Região”. Estão confirmados os seguintes convidados:

Valter Silvério (BRASIL), Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR, Vice-Presidente do Comitê Científico Internacional da UNESCO para a Coleção História Geral da África, em experiência em estudos pós-coloniais e relações raciais.

Edna Roland (BRASIL), Especialista Eminente Independente da Organização das Nações Unidas para a implementação da Declaração e Programa de Ação de Durban. Tem experiência na área de Psicologia Social com ênfase em racismo, políticas de promoção da igualdade de gênero e raça, saúde da população negra, mulheres negras.

Joomay Ndongo Faye (SENEGAL), do Comitê de Iniciativa Internacional do Movimento Federalista Pan-Africanista (MFPA).

MESA 4: “Fórum Internacional da 6ª Região – Estratégias para a Integração da África e a Diáspora Negra na 6ª Região”. Estão confirmados os seguintes convidados:

James Early (USA), Ex-Diretor do Centro de Estudos Culturais e de Comunicação do Smithsonian Institution em Washington, onde atua em diversos ramos atualmente. Possui doutorado, pela Howard University, em História da América Latina, Caribe e África.

Gilberto Leal (BRASIL), Membro da Executiva Nacional da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e integrante do Fórum CONEN-Bahia.

Lazare Ki Zerbo (FRANÇA), Vice-presidente do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo para a África e Diáspora (CIJKAD). É filho do professor Joseph Ki-Zerbo, considerado o pai da historiografia africana.

Diógenes Diaz (VENEZUELA), Antropólogo, Professor da Universidade de Carabobo, representante internacional do Movimento Social Afrodescentente da Venezuela e da ARAAC.

Aguardamos a presença de todos, todas e todes.

“Todas as pessoas de descendência africana, seja na América do Norte ou do Sul, no Caribe, ou em qualquer parte do mundo são africanas e pertencem à Nação Africana”

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

OJ Simpson é personagem central de documentário favorito ao Oscar

Todo atleta busca troféus, consagração de trabalhos que envolvem...

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

Conheça Carol Anchieta, a nova aposta do “Jornal do Almoço”

Carol Anchieta, 36 anos, é a nova aposta do...

para lembrar

A música negra brasileira e a diáspora africana: Quando o corpo e os passos nos contam histórias

Com o significado de “dispersão”, a diáspora é um...

As tantas porteiras desnecessárias

“Por que está dentro de mim, se porteira é...

CUIR- Filme e Experimento- América Latina

Em junho, uma pauta social relevante ganha especial projeção...

Família de Basquiat organiza mostra com obras inéditas do artista em Nova York

Pela primeira vez desde sua morte em 1988, a...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=