“Terças Crespas Presenciais”

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

A Cia Os Crespos de Teatro, comemorando seus 16 anos de trabalhos ininterruptos na cidade de São Paulo, apresenta a retomada das “Terças Crespas” presenciais diretamente do Centro Cultural São Paulo

Na segunda edição presencial de novembro, que acontecerá na terça-feira 30/11/21, às 19h30, nosso tema será:

Questão de pele:  Tonalidades e representações”

 O Teatro Negro tem provocado uma mudança de paradigma com relação às questões de representação e representatividade nas artes. Partindo de exemplos da experiência recente de atritos e diálogos entre artistas, público e instituições acerca deste tema,  os convidados irão conversar com o público sobre racialidade no teatro, discutindo pontos de vista relacionados a colorismo, black face, representatividade racial e o impacto dessa discussão no meio cultural. 

Convidados: Rosane Borges, Salloma Salomão e trechos do espetáculo “Stelas Pretas- Claridade e Luz” com Mawusi Tulani, Nilcéia Vicente e Lincoln Antônio.

Imagem das Terças Crespas, em 2019, na Sala Adoniran Barbosa, no CCSP (Foto: Divulgação)

Estética, política, teoria e ativismo no Teatro Negro brasileiro, são os temas deste projeto da “Cia Os Crespos de Teatro” que em 2021 completou 16 anos de atividades ininterruptas na cidade de São Paulo, integrando uma rede nacional que discute e apresenta as muitas poéticas da arte Negra brasileira.

A Terça Crespa é o encontro de artistas negros do teatro, da dança, da literatura, do cinema e da performance, para formação de público, intercâmbio, discussão de temas relevantes a arte negra e construção de material crítico sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por esses artistas, dentro do panorama artístico nacional.

O projeto nasce da “Segunda Crespa“, encontro organizado pelos Os Crespos, que juntamente com a “Segunda Preta“, de Belo Horizonte, a “Segunda Black“, do Rio de Janeiro e a “A Cena tá Preta“, de Salvador, fazem parte de um movimento nacional de fortalecimento da cena negra.

A programação conta com mostras curtas de cenas e performances, leitura de textos teatrais, reflexão dos artistas convidados sobre os trabalhos e bate-papo com o público sobre os temas discutidos em cada encontro.

A proposta de continuidade do projeto, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, visa aprofundar em assuntos que discutam autoria, referências estéticas, novos temas de pesquisa e as relações com a cultura popular negra e as questões sociais; além de fortalecer a formação de público iniciada em 2019, que teve ótimos resultados, abrindo diálogo entre artistas, pesquisadores, estudantes, público e os grupos de arte negra. Esse encontro resultou na indicação ao Prêmio “Destaque” do Aplauso Brasil.

A programação das “Terças Crespas” em parceria com o CCSP está prevista para acontecer até dezembro de 2021

Terça-feira, 30 de Novembro, às 19h30 – PRESENCIAL

“Questão de pele: Tonalidades e representações

Com Rosane Borges, Salloma Salomão e trechos do espetáculo “Stelas Pretas- Claridade e Luz” com Mawusi Tulani, Nilcéia Vicente e Lincoln Antônio

Apresentação: Lucelia Sergio e Rafael Ferro

* A mini bio dos artistas, está ao final do release

Duração: 120 minutos. Livre. Gratuito

Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes do evento.

Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose. O uso de máscara é obrigatório

CCSP – Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1.000, ao lado da estação Vergueiro do Metrô

Foto: Divulgação

Equipe e Ficha Técnica – Terças Crespas

Realização: Os Crespos, Centro Cultural São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura do Estado de São Paulo0

Curadoria – Lucelia Sergio

Apresentação – Lucelia Sergio e Rafael Ferro 

Produção – Rafael Ferro e Ramon Zago

Coordenação Técnica – Ramon Zago

Designer – Rodrigo Kenan

+ sobre o tema

Bluesman: não é tão fácil digerir quanto parece

Qual é a dor que você carrega e não...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

5 videos que dão dicas para homens cuidarem de seu BlackPower

Sempre vemos videos de meninas dando dica de beleza,...

13 de maio – Aprovação do projeto

Câmara discute e vota fim da escravidão em dois...

para lembrar

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo....

Honduras:Congresso de afro-descendentes fim racismo

Afro-descendentes de todo mundo se reunirão em Honduras sob...
spot_imgspot_img

Com entrada gratuita, mostra valoriza voz de jovens artistas LGBTQIA+ negros e indígenas

A exposição "Indomináveis Presenças", em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), propõe ao visitante um percurso que passa...
-+=