Itaú Cultural estreia espetáculo circense com referências africanas; saiba como assistir

Enviado por / FontePor Bruno Vinicius, do JC

A produção ficará disponível na plataforma até 27 de março, quando marca o Dia Internacional do Circo

Da música ao teatro, a produção artística afro-brasileira está sendo ampliada em multiplataformas digitais. É o caso do espaço Ancestralidades, do Itaú Cultural, que foi criado para visibilizar os artistas negros. Neste domingo (6), o palco virtual da instituição estreia com a “Prot{AGÔ}nistas”, espetáculo de variedades circenses contemporâneas, idealizado e dirigido por Ricardo Rodrigues, que reúne artistas, dançarinos e músicos negros. A produção ficará disponível na plataforma até 27 de março, quando marca o Dia Internacional do Circo.

Composto por 30 artistas, “Prot{AGÔ}nistas” joga luz ao circo a partir de referências ancestrais. A apresentação é permeada por força corporal e expressão de artistas em coreografias com elementos das culturas afrodiaspóricas. Elas vão da capoeira ao hip hop, do balé à dança sul-africana gumboot, na qual se usa botas de borracha e cano alto.

Também são levados ao palco uma sequência circense com números de faixa, palhaçaria, tecido, malabares, trapézio, contorcionismo, perna de pau e equilíbrio. Segundo os organizadores, a técnica, humor e poesia se misturam nas performances, colocando um olhar moderno à ancestralidade. O público poderá adentrar à proposta a partir da iluminação, que traz foco e tom em cores que ressaltam estados e essências da África.

Plataforma Ancestralidades

A produção circense é um dos conteúdos que estão disponibilizados na plataforma Ancestralidades. Lançada em novembro pelo Itaú Cultural e pela Fundação Tide Setubal, o site guarda informações sobre as heranças culturais afro-brasileiras. A plataforma digital disponibiliza biografias e trajetórias de personalidades negras e suas histórias, marcos históricos desde o início do século XVI e conceitos sobre o tema, como raça, gênero, quilombo, afrofuturismo, entre outras temáticas.

A criação do site Ancestralidades envolveu um conselho formado pela escritora Ana Maria Gonçalves, pela filósofa Sueli Carneiro e pelo músico Tiganá Santana. Além disso, há também uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Afro (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

“O Ancestralidades tem como grande objetivo oferecer conteúdo diversificado, sistematizando os múltiplos conhecimentos científicos e metodológicos e os saberes populares que representam esta diversidade sobre a história e a cultura de negras e negros no país. Isso é fundamental nesse contexto. Todos os materiais da plataforma possuem uma transversalidade entre si, relacionando personalidades, instituições e eventos históricos. Todos foram produzidos por pesquisadores e referências no assunto, oferecendo ao público informações confiáveis que possam contribuir com os diversos debates levantados no Brasil sobre relações raciais”, explicou Jader Rosa, gerente do Observatório Itaú Cultural.

SERVIÇO:

Plataforma Ancestralidade

https://www.ancestralidades.org.br

+ sobre o tema

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da Irmandade da Boa Morte

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da...

Kijinga: o símbolo do poder

“Kijinga”, o chapéu considerado símbolo do poder tradicional, é...

Beyoncé lança videoclipe com Nicki Minaj. Veja o vídeo!

Depois do lançamento do videoclipe de Taylor Swift, na...

Robinho será pai de novo

Róbson Júnior, de 2 anos, ganhará em breve um...

para lembrar

Elza Soares lança o disco ‘Deus é Mulher’ no Rio

Ela está mais poderosa e inspiradora do que nunca!...

10 cantoras negras para colocar na sua playlist

Ei, você que sempre ouve as mesmas músicas e...

Mostra traz registros fotográficos da dinâmica da escravidão no Brasil

Escravos em terreiro de uma fazenda de café –...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=