Falar de autoestima para crianças negras e ajudar a combater o preconceito racial nas escolas, através de um universo que mistura ludicidade, história, diálogo com a ancestralidade e responsabilidade crítica, esse é o propósito do novo livro de Cássia Valle e Luciana Palmeira, intitulado “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”, que será lançado pela editora Malê. O lançamento é aberto ao público e acontece oficialmente dia 26 de março. O pré-lançamento e venda online já está disponível com entrega para todo o Brasil através do link.
Voltado para crianças entre 5 e 12 anos, o livro trata do bullying e preconceito racial nas escolas e apresenta como protagonista Aziza, uma menina sonhadora, que conhece e ama suas raízes africanas, mas se sente ameaçada por um dragão que aparece em seus sonhos e grita frases raivosas como: “cabelo de arame, nariz de batata e escurinha”. Segundo as autoras, esse dragão representa o racismo e é combatido pela menina com a força de poderes mágicos representados pela sua autoestima elevada e reconhecimento da sua ancestralidade. “Nós acreditamos que tão importante quanto incentivar o respeito às diferenças étnicas é trazer conhecimento sobre as nossas raízes históricas e estimular a valorização da cultura afro-brasileira entre as crianças”, explica Cássia Valle.
O livro acompanha uma trilha sonora original composta pelo músico Cell Dantas, narração da história em português com Cássia Valle e Aya Dantas, tradução e narração em inglês por Tatiana Aranha, tudo disponível online, através do QR Code impresso no livro. As ilustrações são de Edson de Souza, o prefácio é escrito por Carla Akotirene e a quarta capa é assinada por Tia Má. O lançamento conta ainda com realização do Selo Calu Brincante e do Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte.
A história também traz muitas questões que podem ser trabalhadas em sala de aula. As perguntas apresentadas ao longo da narrativa, pela protagonista e demais personagens, e o jogo proposto pelos estudantes ao final da história para combater o discurso racista do dragão são um convite à reflexão e ao diálogo. O texto também pode ser um ponto de partida para a partilha de conhecimentos por meio de cirandas, narrativas e vivências, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo as famílias e os parceiros, se configurando em uma iniciativa relevante para uma formação para a cidadania.“É preciso valorizar e respeitar as diferenças e chamar atenção de todas as pessoas para esse problema invisível para muita gente, mas que é real e doloroso para muitos dos nossos e das nossas que sentem na própria pele os seus efeitos cruéis”, ressalta Luciana Palmeira.
Esse é o terceiro livro que Cássia e Luciana lançam juntas. Em 2017, as autoras foram premiadas com o livro “Calu uma menina cheia de histórias” pela Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria melhor livro infanto-juvenil. A história virou espetáculo e também venceu o Prêmio Braskem de Teatro 2020.
SERVIÇO:
Lançamento do livro: “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”
Autoras: Cássia Valle e Luciana Palmeira
Dia 26 de março (sábado), às 16h
Livraria Escariz (Shopping Barra)
Editora Malê
Valor: R$ 46
Pré-lançamento Venda: https://www.editoramale.com.br/product-page/aziza-a-preciosa-contadora-de-sonhos
Ilustrações: Edson de Souza
Prefácio: Carla Akotirene
Quarta Capa: Tia Má
Realização: Malê, Selo Calu Brincante e Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte
Ficha Técnica / Audiolivro:
Direção: Cássia Valle (escritora, museóloga, historiadora, atriz, diretora e membro do Conselho Gestor do Bando do Teatro Olodum)
Direção Musical: Cell Dantas (Bacharel em Artes pela UFBA ator e músico do Bando de Teatro Olodum)
Narração: Cássia Valle e Aya Dantas (atriz mirim)
Tradução e narração em inglês: Tatiana Aranha
Assistente de tradução: Mônica Costa de Goes Lima (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação) e Maria Luiza Barreto Pereira da Silva – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação)
SOBRE
CÁSSIA VALLE – Cássia Valle é atriz, escritora, produtora cultural, professora, historiadora e psicopedagoga. É membro do colegiado gestor do Bando de Teatro Olodum. EM 2017 recebeu o prêmio da Associação Paulista dos críticos de arte pela obra “Calu uma menina cheia de histórias”, categoria melhor livro infanto-juvenil. Em 2018 é homenageada pelo Bloco Cultural Olodum com o troféu Ujamaa pela sua contribuição para defesa, preservação e promoção da cultura e das tradições afro-brasileiras.
LUCIANA PALMEIRA nasceu em Salvador, na Bahia. Escritora, museóloga, historiadora, mestranda em Educação e servidora pública do Instituto Brasileiro de Museus. Atualmente é Coordenadora de Acervo Museológico do Departamento de Processos Museais. Coautora do Programa Patrimônio Cidadão e dos livros “Calu, uma menina cheia de histórias” e “Um museu e muitas histórias”. Ganhadora do APCA 2017 na categoria Literatura Infantil/Juvenil. Contadora de histórias e mãe de Fred Gabriel.