Parceria inédita com universidade propõe pesquisa sobre racismo ambiental

Enviado por / FonteEcoa, por Mariana Belmont

No último sábado eu estive em mais um show do Emicida, e saí tão anestesiada que acordei pensando em escrever sobre isso. Essa colunista é fã assumida de tudo que o Emicida coloca no mundo. Com os dias corridos e precisando colocar no mundo um projeto novo, achei que seria bom usar essa inspiração das suas canções para contar a novidade que vou deixar para vocês aqui.

Desde que comecei a escrever sobre racismo ambiental, trazer referências e exemplos, a minha maior preocupação é não apontar nada sem profundidade, sem estudar e sem olhar para a realidade conectada com o que precisamos fazer para combater as desigualdades.

Para sair das caixinhas da história única, o Instituto de Referência Negra Peregum abriu essa semana inscrições para a primeira formação do “Curso de Enfrentamento às Mudanças Climáticas e ao Racismo Ambiental“, que estará no ar de 6 a 17 de abril.

“É de extrema relevância pautar o racismo nas discussões sobre impactos ambientais e justiça climática, tendo em vista que a população negra, periférica e de comunidades tradicionais, em geral, é a mais afetada pela degradação progressiva do meio ambiente causada pela ganância e pelo modo de produção capitalista”, afirma Izabela Santos, consultora ambiental do Instituto de Referência Negra Peregum.

A iniciativa inédita conta com a parceria da confluência IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades e com o Centro Integrado de Direitos Humanos, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Projeto vai selecionar dez estudantes negros e negras, de todo o território nacional, que comprovem ingresso nas universidades públicas pelas Ações Afirmativas, atualmente matriculados e matriculadas entre o 2º e o 6º semestre, e que não recebam qualquer bolsa, de nenhuma modalidade, seja de permanência ou fomento à pesquisa de caráter público ou privado.

“Com este trabalho, possibilitamos a ampliação de conhecimento acadêmico sobre os estudos e pesquisas que envolvam mudanças climáticas e racismo ambiental. Além disso, sabemos quanto é difícil para estudantes negros e negras permanecerem na universidade, algo que o projeto contribuirá com as bolsas para estudantes cotistas, negras e negros nos cursos de graduação”, afirma Diosmar Filho, geógrafo, pesquisador da IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades, responsavel pelo projeto “Amazônia Legal Urbana – Análises Socioespaciais de Mudanças Climáticas”

“Estamos trazendo à tona esse assunto de forma pioneira ao convocar estudantes negros(as) a pesquisar e se engajar nessa causa tão essencial para as próximas décadas. Somos uma organização negra refletindo para que nossa população crie alternativas de vida e possibilidades de enfrentamento ao genocídio ambiental que se anuncia”, conclui Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

Um sonho no mundo!

Construído por muitas mãos e cabeças para que algo chegue muito bom na rua para se ampliar.

“A vida é uma dança cósmica, não pode ser reduzida a uma coreografia miserável de caixinhas. Se a nossa disposição com relação a esse objeto, esse equipamento-cidade, está paralisada há mais de 2 mil anos, precisamos ser capazes de fazer o gesto de furar os muros da cidade, de vazar os muros da cidade e convocar floresta para entrar, para atravessar os muros, para florescer na cidade – florescidade. É uma poética. É evocar uma poética da vida para arrebentar essas muralhas e fazer brotar de dentro essa pedra dura alguma flor”, como apresenta nosso mestre Ailton Krenak.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Racismo ambiental: o que é importante saber sobre o assunto

Em sua nova coluna, a ativista Stephanie Ribeiro fala...

Não há desenvolvimento sustentável sem enfrentar o racismo

Em 18 de setembro, às 9h (horário de Nova...

Douglas Belchior: “Debate sobre clima é debate sobre direitos humanos”

O historiador Douglas Belchior, uma das principais lideranças do...

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas...
spot_imgspot_img

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A temperatura da cidade de São Paulo bate 33°C, mas lá fora, longe do meu ventilador,...

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas de lixo... Não importa como você decidiu comemorar o seu Carnaval. Se decidiu cair na folia, lá...
-+=