Carlos Negreiros, cantor, percussionista e compositor, morre no Rio depois de show

Enviado por / FonteDo G1

Integrante da Orquestra Afro-Brasileira e referência em ritmos afro-brasileiros, Negreiros morreu no camarim após se apresentar no Teatro Municipal Ipanema.

O cantor, percussionista e compositor Carlos Negreiros morreu no Rio na quinta-feira (14). Negreiros integrou a Orquestra Afro-Brasileira, big-band criada há 80 anos pelo maestro Abigail Moura.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Cultura carioca, o músico morreu no camarim do Teatro Municipal Ipanema na noite de quinta, depois de participar do show “Uma roda para Moacir Santos”, com o Andrea Ernest Dias Quarteto, ao lado de Ney Lopes e BNegão.

Também estavam na apresentação os músicos da banda: Andrea Ernest Dias (flauta), Pedro Fonseca (piano e teclados), Miguel Dias (baixo e arranjo) e Felipe Larrosa Moura (bateria).

Ao término do show, Negreiros foi muito aplaudido. O velório do corpo do artista será nesta sexta-feira (15) no Teatro Ipanema das 10h às 14h, e o sepultamento no Cemitério do Catumbi.

Orquestra Afro-Brasileira

Conhecida por misturar instrumentos da tradição ocidental, como sax e clarinete, e instrumentos afro-brasileiros, como o agogô e o berimbau, a Orquestra Afro-Brasileira ficou famosa por tocar músicas cantadas em português e em idiomas africanos, como banto e o iorubá.

A Secretaria de Cultura também informou que Carlos Negreiros assinava a direção artística do projeto e algumas das composições, junto com Abigail Moura. Há exatamente um mês, ele celebrou seus 80 anos no mesmo Teatro Ipanema, durante show da Orquestra Afro-Brasileira.

Diz a pasta que o percussionista também mostrou a força da música afro-brasileira com o grupo Quase Tudo Pandeiro no Todas as Bossas, mesclando vários ritmos, passeando por jongo, maracatu, congada e ciranda.

Considerado uma referência em ritmos afro-brasileiros, Carlos Negreiros deixa mulher, amigos e admiradores.

+ sobre o tema

Conheça a trajetória de Usain Bolt, o maior velocista do mundo

O trânsito intenso de Kingston começa a dispersar depois...

Execução de George J. Stinney, 70 anos atrás, pode ser injusta

Depois que a Carolina do Sul eletrocutou George J....

Beyoncé é convidada a votar no Oscar

Beyoncé poderá votar no Oscar do ano que vem....

TERREMOTO HAITI:Obama anuncia fundo Bush-Clinton de ajuda ao Haiti

    O presidente americano, Barack Obama, anunciou neste sábado a...

para lembrar

Barbie cria boneca Frida Kahlo e de mais 2 mulheres que fizeram história: veja as fotos!

Há mais de 50 anos, as bonecas Barbie fazem parte da...

Carlos Moore sobre a teoria do racismo ao contrário

Não tenho nem que falar sobre isso! Porque...

A Arte de Governar a Si Mesmo: uma caravana pelo interior

Com o apoio da Lei Aldir Blanc, através do...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=