Geledés celebra a história do Hip Hop e Projeto Rappers em documentário

Artigo produzido por Redação de Geledés

No Dia do Nascimento do Hip Hop, Geledés – Instituto da Mulher Negra emociona com o lançamento do documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado”, na sexta-feira (11), às 19h, na sala Circuito Spcine Olido em São Paulo.

O evento de lançamento do documentário contará com a presença de Sueli Carneiro (Geledés), Clodoaldo Arruda (Projeto Rappers), Cris Lady Rap (Projeto Rappers), Markão (Vocalista do grupo DMN), Viviane Ferreira (Diretora Presidente da SPCine) e Marcelo Rocha (Gerente da SPCine).

Dirigido pela rapper Sharylaine e por Clodoaldo Arruda, filósofo e participante do Projeto Rappers, o documentário narra o marcante encontro entre a juventude negra e periférica praticante da cultura Hip Hop e o movimento de mulheres negras nas ruas de São Paulo no final dos anos 1980, que deu origem ao Projeto Rappers. Essa iniciativa fortaleceu o protagonismo de jovens vítimas do racismo e da exclusão social, ao criar um espaço de formação e articulação política em defesa de seus direitos, especialmente o direito de praticar a cultura Hip Hop nos espaços públicos e circular pela cidade sem ser vítima de truculência e violência policial. Além disso, foi criada a primeira revista nacional voltada para a juventude negra, a revista Pode Crê!.

“Buscamos registrar e preservar a memória de um dos capítulos mais importantes da história do Hip Hop brasileiro, o Projeto Rappers, iniciativa que contribuiu significativamente para definir os referenciais, princípios e missão desse movimento no país”, conta Jaqueline Santos, pesquisadora e roteirista do documentário.

Após 30 anos, os participantes dessa iniciativa ocuparam diversos espaços na vida política, cultural, acadêmica e em várias instituições no país. Neste documentário, eles trazem depoimentos sobre o papel do Hip Hop e do movimento de mulheres negras, bem como a importância do encontro entre esses dois segmentos para a transformação da sociedade brasileira.

“A ideia é registrar para a posteridade, como material histórico, a trajetória do primeiro projeto voltado para e oriundo da juventude negra brasileira, que uniu a experiência do movimento social negro e do feminismo negro com o então contemporâneo movimento Hip Hop!”, afirma Clodoaldo Arruda.

O lançamento do documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado” é uma parceria entre Geledés e a SPCine, exibição será feita entre os meses de agosto e setembro em diferentes salas de cinema, em São Paulo.

Informações:

Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado

Dia: 11 de agosto

Local: Centro Cultural Olido

Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

Entrada Gratuita

*Sujeito à lotação

+ sobre o tema

Do social ao religioso, Jair de Odé constrói projetos socioeducativos na Cidade Tiradentes

A reportagem abaixo faz parte da série Geledés- Retratos...

“O racismo estrutural opera dentro da USP”

A Universidade de São Paulo (USP), a maior universidade...

para lembrar

Não podemos suportar mais um pouquinho, não aguentamos mais!

Eu relutei em escrever essas poucas linhas. Mais do...

STF declara Imprescritibilidade do Crime de Injúria Racial, equiparando ao crime de racismo.

Em decisão da 1ª Turma do STF entende que os crimes de Injúria por conotação racial (art. 140º, parágrafo 3º do Código Penal), se...

Valorização da Mulher | Violência de gênero e proteção integral das mulheres foram temas abordados em Seminário no Fórum de São Luís

Terminou no dia 12 de junho de 2018 a terceira edição da Semana Estadual de Valorização da Mulher, no Estado do Maranhão. Com ações...

O despertar da consciência de uma catadora

Michele da Silva Candido, de 37 anos, foi catadora por três anos na região de Ferraz de Vasconcelos, município paulista, sempre com muito orgulho...
-+=