Marte Um é o grande vencedor do 22o. Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Enviado por / FonteCenas de Cinema

Foram anunciados nesta quarta-feira, 23 de agosto, os vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O grande destaque da noite foi Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, laureado com oito troféus Grande Otelo: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som. A cerimônia – que é realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Silvio Guindane e Cláudia Abreu.

Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, Marte Um estreou no Festival de Sundance e foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®. É o segundo longa do cineasta mineiro Gabriel Martins e é centrado no cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais.

O troféu Grande Otelo de Melhor Atriz foi para Dira Paes (Pureza) e o de Melhor Ator, para Carlos Francisco (Marte Um). Os melhores coadjuvantes foram Adriana Esteves e Cícero Lucas, respectivamente por Medida Provisória e Marte Um. Entre os indicados a melhor filme, apenas Paloma ficou sem prêmio; Eduardo e Mônica ficou com melhor trilha sonora, e A Viagem de Pedro, com figurino, direção de arte e maquiagem.

A Academia Brasileira de Cinema cometeu várias ousadias esse ano, grande parte delas positivas. A consagração absoluta do longa de Gabriel Martins foi uma delas, assim como o prêmio de cineasta revelação para Carolina Markowicz, por Carvão, um filme que parecia esquecido pelo prêmio. Além disso, fez com que Dira Paes ganhasse prêmio por dois anos consecutivos (ano passado, a atriz venceu por Veneza) e decidiu que o indicado com o maior número de indicações do ano ficasse apenas com o prêmio de Adriana Esteves.

Abaixo, a lista dos vencedores em todas as categorias:

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

  • MARTE UM – Gabriel Martins 

Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico

MELHOR FILME JÚRI POPULAR

  • BEM-VINDA A QUIXERAMOBIMde Halder Gomes

Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento

MELHOR DIREÇÃO

  • GABRIEL MARTINS – Marte Um

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

  • CAROLINA MARKOWICZ – Carvão

MELHOR ATRIZ

  • DIRA PAES como PUREZA – Pureza

MELHOR ATOR

  • CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON – Marte Um

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

  • ADRIANA ESTEVES como ISABEL – Medida Provisória

MELHOR ATOR COADJUVANTE

  • CÍCERO LUCAS como DEIVINHO – Marte Um

MELHOR FILME INTERNACIONAL

  • ELVIS (EUA) – Baz Luhrmann.

Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

  • TARSILINHA – Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. 

Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL 

Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

  • GABRIEL MARTINS – Marte Um

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 

  • ANGELO DEFANTI – O Clube dos Anjos

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

  • A MENINA ATRÁS DO ESPELHO – Iuri Moreno

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO

  • BIG BANG – Carlos Segundo

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

  • TERRITÓRIO PEQUI – Takumã Kuikuro

MELHOR MONTAGEM 

  • THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS – Marte Um

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

  • LEONARDO FELICIANO – Marte Um

MELHOR EFEITO VISUAL

  • SANDRO DI SEGNI – Pluft, O Fantasminha

MELHOR SOM

  • MARCOS LOPES e TIAGO BELLO – Marte Um

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

  • ADRIAN COOPER – A Viagem de Pedro

MELHOR MAQUIAGEM

  • TAYCE VALE e BLUE – A Viagem de Pedro

MELHOR FIGURINO

  • MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DORIA – A Viagem de Pedro

MELHOR TRILHA SONORA

  • PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER – Eduardo e Mônica

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT

  • PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA –

Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. 

Escrita por Guto Barra. 

Produção: Producing Partners.

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUTORA INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT

  • VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA – 

        Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi.  

        Escrita por Belise Moffoli

 Produção: Mauricio de Sousa Editora 

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE PARA TV ABERTA, TV PAGA/OTT

  • MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA – Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida. 

Produção: O2 Filmes

+ sobre o tema

26 filmes para assistir com seu filho

Todos podem se espelhar em exemplos do cinema para...

Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Gravações encontradas por pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mostram pela...

Beyoncé deve voltar ao estúdio com o grupo Destiny’s Child em 2020

Segundo o tabloide inglês, a cantora estaria conversando com...

para lembrar

Rihanna e Chris Brown trocam beijos em boate de Nova Iorque

Rihanna e Chris Brown podem estar prestes a reatar...

Máscaras masculinas de Ọrọ Ęfę – Gelede

As máscaras masculinas e seus portadores, que cantam, são...
spot_imgspot_img

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=