Plano Juventude Negra Viva será lançado em Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (21)

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Lançamento do pacote de ações interministeriais para combate ao genocídio negro terá presença de Lula e Anielle Franco

O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) será lançado pelo Ministério da Igualdade Racial nesta quinta-feira (21) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O evento acontece no Ginásio Regional, às 10h, e contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Anielle Franco

O documento é maior pacote de políticas de igualdade racial para a juventude negra da história do país. São mais de 43 metas e 217 ações transversais pactuadas junto a 18 pastas ministeriais, com objetivo de reduzir a letalidade e as vulnerabilidades que atingem jovens negros e negras e enfrentar o racismo estrutural.

O Plano foi construído coletivamente com a juventude negra durante a etapa das caravanas participativas, que passaram pelos 26 estados e o Distrito Federal realizando uma escuta ativa às principais demandas apresentadas.

“Quando a gente pensou o Juventude Negra Viva, a gente queria pensar em vários eixos. Mas o eixo principal era: como combater o genocídio da juventude negra e também levar outras coisas como educação, saúde, direito à vida digna? Então toda essa construção coletiva passa por ali”, explicou a ministra da Igualdade Racial durante seminário de apresentação do Plano em novembro do ano passado.

O projeto é fruto de reivindicações de movimentos negros em todo o país e foi estruturado a partir de 11 eixos: saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios.

Além do Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do PJNV, o documento foi construído em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência. 

A representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, destacou a importância do Plano no combate à violência contra jovens negros.

“As 47 milhões de pessoas jovens no Brasil representam uma geração comprometida com uma sociedade brasileira mais justa, equitativa e sustentável. Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 35 mil mortes violentas de jovens entre 2016 e 2020, 80% eram negros com idade de 15 a 19 anos. Essa realidade não pode continuar”, afirmou durante o evento de apresentação em novembro.

+ sobre o tema

Ambiente escolar é onde mais se sofre racismo, diz pesquisa

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Referência Negra Peregum...

Mover-se para além da dor

Para sermos livres, devemos escolher além de só sobreviver...

Polícia interroga Galliano, da Dior, sobre acusações de racismo

Por Astrid Wendlandt   PARIS, 28 de fevereiro (Reuters Life!) -...

para lembrar

spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=