Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Enviado por / FontePor Fernanda Meneses

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro. Durante três dias, os participantes discutiram avanços, estratégias e ações dentro do projeto, que busca ampliar vozes e lideranças negras, indígenas e quilombolas para instaurar a igualdade racial nas políticas educacionais.

Foto: Alex Carvalho

O encontro se encerrou em 21 de setembro, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, com a pactuação de ações e estratégias para uma educação antirracista e emancipatória.

Houve um consenso entre as organizações participantes sobre o encontro, que diz respeito à sua importância para a percepção das sinergias entre as organizações e o fortalecimento da aliança, baseada na autonomia de cada uma no desenvolvimento das ações, mas  todas comprometidas em construir ações efetivas para a efetivação de uma educação antirracista.

Foto: Alex Carvalho

E pensando nesse objetivo comum que é a educação antirrascista, o Projeto de Educação de Geledés visa sistematizar conhecimentos e experiências através da abordagem das relações raciais e de gênero na escola, promovendo discussões sobre racismo e identidades. Através de parcerias firmadas no encontro do Projeto Seta, o Geledés vai continuar contribuindo para a formação de novos sujeitos políticos dentro da educação brasileira.

O projeto é composto pelas organizações ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’Ta e Uneafro que através de ações conjuntas e solo, trabalham para fazer a educação pública do país um lugar inclusivo, justo e de qualidade para todos. 

Foto: Alex Carvalho

+ sobre o tema

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

para lembrar

Binho Cultura lança coleção de livros infantis

Lançada no último sábado (dia 7), a Coleção Amigoteca,...

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Conversamos com a pedagoga Clélia Rosa, sobre como as...

100 anos de Zé Ketti vive! show presencial

Unido pelo samba da Portela e Mangueira há 35...

Ilustradora da PB busca apoio para publicar livro que aborda racismo

Uma história mais ou menos parecida' é voltada para...
spot_imgspot_img

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...
-+=