O Mito Negro – Cap. III de “Tornar-se Negro” de Neusa Santos Souza

Cap. III – O Mito Negro

O mito é uma narrativa mais ou menos fantasiosa de uma realidade social. É o que nos adverte Neusa Santos ao dizer o que decorre quando a natureza toma o lugar da história e o mito se instaura. O mito tem a função de naturalizar e cristalizar certas relações sociais e se apresentar como um tipo de verdade e criar uma nova realidade feita de fantasia, ilusão e verosimilhança. Assim o mito adquire a condição de dissolver simbolicamente as contradições que existem ao seu redor.

Por isso, o mito é uma fala do poder para o povo – só se torna mito aquilo que cai na boca do povo, que se torna senso comum. O mito é um discurso – verbal e visual – do exercício de um poder, uma forma de comunicação sobre qualquer objeto, seja ele uma coisa, a própria comunicação ou a pessoa. O mito é assim uma fala competente que “objetiva escamotear o real, produzir o ilusório, negar a história, transformá-la em natureza”.

Como um instrumento da ideologia, “o mito é um efeito social” que se forma para ocultar certas relações de poder na sociedade. Um mito é tão mais eficaz quando “cai na boca do povo”, quando se torna senso comum. Nesse sentido é que o mito resulta de determinações econômicas, politicas, ideológicas e é também um produto psíquico. Como produto do psiquismo o mito é um conjunto de representações ordenadas pelo processo primário, pelo princípio de prazer e pela ordem do imaginário. Desse modo, o mito estrutura algumas relações sociais fundamentais e outras que são próprias da formação do sujeito. O mito serve ainda para re-ligar pelo sacrifício ritual a nossa existência com a transcendência.

O “mito negro” é uma variável que produz o “problema negro” e que se apresenta em três dimensões:

1. pelos próprios elementos de sua composição;

2. pelo poder do mito de determinar e estruturar o espaço ocupado pelo negro historicamente como objeto histórico;

3. pelo desafio que impõe ao negro como sujeito histórico.

Neusa Santos observa que o “mito negro” se impõe como um desafio a todo negro que recusa o destino da submissão, já que se tornou constitutivo da sua estrutura psicológica e da própria estrutura social.

O “mito negro” se apresenta como o desafio do mito o da Esfinge grega (“Decifra-me ou te devoro”) oferecido para negros e não negros. Portanto, afirma Neusa Santos que “é vital apodera-se do conhecimento, desvendar a resposta e assim destruir o inimigo para seguir livre”. Ainda que, caiba a negros e não negros esta tarefa, cabe fundamentalmente ao negro ser a vanguarda desta luta “assumindo o lugar de sujeito ativo, lugar de onde se conquista uma real libertação”, diz.

O “mito negro” se impõe com a marca do insólito rompendo com a identificação que é uma característica da função do mito. Diante do “seu” mito, o negro vai “tornar-se (um) negro” com a marca da diferença que o desumaniza, isto, onde deveria existir a identificação. Com a incorporação da diferença em lugar da identificação, o negro em comparação ao branco se inferioriza e subalterniza, torna-se exótico. Este processo resulta em manter o negro permanentemente em estado de alerta (defesivo/agressivo) e lhe impondo uma “natureza negra”. Assim, o negro que acredita no “mito negro” passa a se ver com os olhos, a falar com a linguagem do dominador e por fim acredita também em traços de uma superioridade sensível ou sexual que são aquelas mesmas que “simbolizam uma verdadeira inferioridade e que definem ‘a besta’ (citado de Florestan Fernandes)

“Você é um negro!” Funda uma diferença baseada numa negação, numa oposição ao branco como ideal de ser, daí abre-se o espaço para a formação dos estereótipos que vão alimentar, o racismo, os preconceitos, as desigualdades, a infelicidade e a subordinação.

 

Fonte: Facebook

+ sobre o tema

Casos de injúria racial no DF aumentam 3,5% em 2018

Capital registra, em média, um crime por dia. Denúncias...

Polícia de Moscou detém jovens que protestavam por morte de torcedor

Policiais detiveram neste sábado vários jovens radicais que planejavam...

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos...

para lembrar

“A Amazônia me fez descobrir a minha negritude” afirma fotógrafa Marcela Bonfim

Marcela Bonfim apresenta exposição fotográfica "Amazônia Negra", em Belém,...

Inesc: Racismo e Igualdade – vídeo

Apresentamos o programa "Racismo e Igualdade”, no qual...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=