Nota de pesar da ministra Eleonora Menicucci pelo falecimento de Ana Alice Costa

É com tristeza e pesar que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República informa que encerra o ano de 2014 em luto pela morte da feminista e acadêmica Ana Alice Alcântara Costa.

No SPM

Nascida em 23 de dezembro de 1951, em Caravelas (BA), Ana Alice lutou contra a ditadura militar nos anos 1970. Fez seu mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Nacional Autônoma do México e, ali, ingressou no Movimiento de Liberación de las Mujeres. Já no Brasil, vinculou-se ao Grupo Feminista Brasil Mulher, seção Bahia, primeiro grupo de gênero naquele Estado.

Sua entrada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1982 como professora do Departamento de Ciência Política deu continuidade à sua articulação da atuação acadêmica com a militância feminista. Junto com Cecília Sardenberg e outras colegas, criou no ano seguinte o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) daquela universidade.

O tema das relações de poder foi central na sua trajetória acadêmica e militante. Seu livro “As donas no poder: mulher e política na Bahia” é referência até hoje para estudos neste campo.

Participou da criação da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero – REDOR, em 1992. Esta teve grande repercussão nessas duas regiões. Ana Alice foi homenageada no 18º encontro do grupo, realizado no mês passado.

Sua dedicação foi gerando frutos ao longo de sua vida. O primeiro programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo na UFBA nasceu em 2005, como resultado de uma grande batalha do NEIM.  E já titulou 30 mestres e oito doutores.

O conjunto de sua obra e sua luta pelos direitos das mulheres foram reconhecidos em março de 2012 por meio da concessão do prêmio Bertha Lutz, do Senado Federal.

Como amiga e companheira de décadas de Ana Alice, transmito à sua filha Clarissa, ao filho Wladimir, à sua mãe e demais familiares meu carinhoso abraço cheio de saudade. As brasileiras perdem uma grande lutadora, a SPM, uma grande parceira e eu, uma grande amiga. Mas seu legado ficará para todas as gerações.

 

Eleonora Menicucci
Ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

 

+ sobre o tema

Matemática, “Frozen” e Yemanjá se unem na arte negra de educar na Bahia 

"Toda dança tem história e toda história é sagrada"....

Tais Araujo sobre ataques à Miss Brasil: ‘É resultado de desigualdade social e racial’

Desde sábado, quando a piauiense Monalysa Alcântara, de 18 anos, foi...

SP: Kassab confirma veto a projeto do Dia do Orgulho Hétero

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, decidiu vetar...

para lembrar

‘Jovens fizeram feminismo crescer em quantidade e qualidade’, diz pioneira

Maria Amélia Teles, a Amelinha, afirma em entrevista que...

Jean: cristofobia é coisa de ‘sacripanta’ e escárnio a LGBT

Parlamentar fez críticas à proposta defendida por Eduardo Cunha...

Por que a empresa em que você trabalha deve investir no empoderamento feminino?

Na última semana aconteceu em São Paulo o lançamento...

Apesar de terem direitos garantidos, gays enfrentam preconceito no trabalho

Domingo foi Dia do Trabalho. Esta data existe para...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=