Olodum denuncia caso de racismo pelo Planeta Band

Em seu perfil no Facebook, o presidente do Olodum João Jorge Rodrigues compartilhou uma denúncia de racismo contra a produção e segurança do camarote Planeta Band feita pelo advogado e compositor Leandro Oliveira; ele relata que teria sido impedido de entrar no camarote mesmo vestido com a camisa da estrutura; “Você conseguiu com quem essa camisa nego? Essa camisa é só para convidado”, teriam dito os seguranças; “Já Registrei boletim de ocorrência e já relatei o fato ao CDCN, e também ao Observatório racial, e a comissão de ética e direitos humanos da OAB -BA”, afirma o denunciante

Em seu perfil no Facebook, o presidente do Olodum João Jorge Rodrigues compartilhou, neste domingo (5), uma denúncia de racismo contra a produção e segurança do camarote Planeta Band.

De acordo com o texto, o advogado e compositor Leandro Oliveira relata que teria sido impedido de entrar no camarote mesmo vestido com a camisa da estrutura.

“Você conseguiu com quem essa camisa nego? Essa camisa é só para convidado”, teriam dito os seguranças.

Confira abaixo o depoimento na íntegra:

RACISMO NO CAMAROTE PLANETA BAND

Sou Leandro Oliveira, Advogado , Compositor de grandes artistas, no cenário Baiano. Como : Olodum, Margrethe Menezes, Harmonia do Samba Araketu e outros.

No dia 13 de fevereiro de 2015 fui vitima de racismo pela produção e segurança do camarote Planeta Band.

Ao tentar entrar no camarote Planeta Band fui impedido pelos produtores e segurança do mesmo.

Vale salientar que estava vestido com a camisa Vermelha do camarote HC Band, quando meio a outras pessoas, frisa-se não negras, foi cobrado apenas de mim a apresentação do ingresso pelo senhor que se identificou como chefe de produção de prenome Marcos.

De forma ríspida perguntou : cadê seu ingresso?

Disse a ele que não tinha entendido, e ele novamente de forma ríspida perguntou: cadê se ingresso?

Disse a ele que ele estava sendo discriminatório que meio a tanta gente ele esta exigindo apenas de mim o ingresso para poder entrar no estabelecimento.

Ele então disse que eu só iria passar se apresentasse o ingresso.

Quando eu disse que não iria me sujeitar a tal abordagem discriminatória o mesmo então disse : Você conseguiu com quem essa camisa nego?, Essa camisa é só para convidado.

Percebi que estava sendo vitima de racismo comecei a discutir com ele quando o mesmo me empurrou.

Logo em seguida fui cercado pelos seguranças passando por momento vexatório e constrangedor.

Fiquei quase 50 minutos para conseguir entrar em quanto centenas de pessoas, não negras passavam sem qualquer apresentação de ingresso .

Quando eu me apresentei como advogado e mostrei o ingresso a equipe de produção tentou ocultar o crime racismo pedido para as outras pessoas apresentarem o ingresso.

Porem já era tarde de mais, pois foi tudo filmado por uma colega que estava no local e presenciou o ocorrido.

Ainda depois de estar dentro do camarote fui obrigado a entregar a camisa do camarote HC vermelha , em troca eles me deram uma camisa de um camarote inferior que era da camisa verde .

Logo após do episodio passei muito mau, com o ocorrido e dei entrada na emergência da Vitalmed com a pressão arterial alterada.

Assim indignado por ter sofrido racismo em pleno carnaval de salvador peço aos amigos, amigas e pessoas que abominem esse sentimento asqueroso que divulguem o ocorrido.

Já Registrei boletim de ocorrência , e já relatei o fato ao CDCN, registrei o fato também frente ao Observatório racial, e a comissão de ética e direitos humanos da OAB -BA.

Conto com a ajuda de todos para divulgar o ocorrido.

Grato Leandro Oliveira

+ sobre o tema

Mulher é presa ao jogar farinha em vizinha negra: ‘você agora é britânica branca’

Kellie Wells assediou sua vizinha inúmeras vezes com atos...

Depois de dar entrevista para jornal, jovem negro recebe ataque racista por carta

Leonne Gabriel, estudante de jornalismo da PUC-RJ, foi personagem...

Tintim, acusado de racismo, gera nova polêmica nos EUA

Fonte: UOL Entretenimento - NOVA YORK, EUA, 1 Set...

para lembrar

Idosa acusada de racismo é presa em Pirassununga

Uma bibliotecária com 60 anos de idade foi...

O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência

Gilroy, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência,...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=