História do Clássico Santos x Palmeiras

Santos e Palmeiras disputam no próximo domingo (26/04/) o chamado “clássico da saudade”, referência ao confronto que era um dos maiores do país na Era de Ouro do futebol nacional, a década de 60.

por Rodnei Jericó – Advogado e articulista esportivo do Portal Geledés

Este clássico tem história, e é nela que se pode confiar para que um bom jogo aconteça neste domingo. A primeira partida entre os dois data de 3 de outubro de 1915 e foi realizada no Velódromo de São Paulo, com sonora goleada alvinegra sobre o então Palestra Itália por 7 a 0, com gols de Ary Patusca, Anacleto Ferramenta, Aranha e Arnaldo Silveira, autor do primeiro gol oficial da história do Santos. O Verdão devolveria a humilhante goleada 17 anos depois, em 1932, com um 8 a 0 em uma peleja na qual o Peixe terminou com nove jogadores, com gols de Romeu Pelliciari, Imparato, Lara, Sandro, Avelino e Golliardo.

Para esta primeira partida da final do Paulistão 2015, os protagonistas podem ser outros e podem entrar para história do clássico neste século XXI. Destacaria do lado alvinegro Robinho, Geuvânio e Ricardo Oliveira e do lado palestrino alguns jogadores que ainda não brilharam no certame paulista, mas que podem decidir a partida, caso tenham possibilidade, Cleiton Xavier, Valdivia e Zé Roberto, este último em tratamento de uma contusão que o deixou fora da semifinal vencida pelo Palmeiras nos pênaltis.

Caso possamos falar em favoritismo o Santos leva uma pequena vantagem, primeiro porque terá a possibilidade de decidir na Vila Belmiro, e parece ter um time mais coletivo do que o atual Palmeiras. Ainda as peças de reposição santistas também parecem ter maior identidade com o clube, pois vem em sua maioria da base santista, garotos como Gabriel podem sair do banco e resolver o jogo.

Todavia, importante ressaltar que a primeira partida pode decidir o Paulistão, caso o Palmeiras vença, jogando em sua Arena com um placar que lhe possibilite administrar os outros 90 minutos na Vila Belmiro.

Assim espero que a final do Paulistão 2015 seja repleta de bom futebol, e quem sabe possamos relembrar o CLÁSSICO DA SAUDADE, guardadas as devidas proporções.

+ sobre o tema

Venus não encontra dificuldades para vencer na sua estreia em Madri

Americana bate Stefanie Voegele por 2 sets a 0,...

CAMISU DEKRIOULA 2010

Moda, Cultura e Tradições, Homenagem as Mulheres da Cultura...

Tribunal condena ex-comandante que participou do genocídio em Ruanda

Guerra entre etnias tutsi e hutus deixou 800 mil...

Nenê faz 14 pontos, mas Denver perde no Arizona para o Phoenix

Nuggets sofrem a quinta derrota em dez jogos na...

para lembrar

Intolerância religiosa será debatida por lideranças e educadores

Nesta quarta-feira (31), o Centro de Apoio Operacional das...

O racismo, a moda, e a diversificação dos padrões de beleza: o exemplo de Iman, top model Somali dos anos 70/80

por Joana Passos1 no Scielo RESUMO: Muito do trabalho desenvolvido por pensadoras feministas...

Dia Internacional contra la Discriminacion

  Me place compartir con usted...

Presidente do Flamengo demite o técnico Andrade e o vice de futebol

  A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, demitiu...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=