Deputada federal diz que pedirá investigação de ação da PM contra menores

Jandira Feghali afirma que polícia impedir adolescentes da zona norte do Rio de chegar a zona sul é racismo

Por Nonato Viegas Do É Poca

O governador Luiz Fernando Pezão e seu secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, despertaram a ira da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela promete protocolar na terça-feira (8) um pedido para que o Ministério Público Estadual investigue a prática de racismo na retirada e detenção de adolescentes que tentaram, no fim de semana dos dias 22 e 23, sair da zona norte do Rio com destino a Copacabana.

Conforme noticiou o jornal Extra na ocasião, não havia nada contra os garotos – apenas um deles era branco – a não ser o fato de não portarem dinheiro. No dia seguinte, Pezão afirmou que a ação da polícia era para impedir que crimes ocorressem na zona sul.

“A polícia tem mapeado com inteligência toda essa movimentação de menores, desde o embarque nos ônibus”, defendeu o governador. Beltrame foi na mesma linha no dia 26, em declaração ao jornal O Globo: “Você tem um ônibus de adolescentes que não pagaram a passagem, que não tem o que comer, com fome, e você acha que eles irão voltar como para casa?

Não estou afirmando que iriam roubar, mas acho que nenhuma mãe quer o filho na rua sem dinheiro para passagem e com fome. Boa coisa não pode resultar. São adolescentes em situação de vulnerabilidade, o que não é discutido pela sociedade.”

Jandira Feghali, no documento que preparou ao MPE, classifica a ação como um “verdadeiro acinte à democracia”, além de racismo e desrespeito aos direitos humanos e às liberdades individuais.

+ sobre o tema

José Antonio Correa Francisco: Liberdade para viver

“Eu sou muito alegre. Todas as manhãs eu canto....

A mulatice intelectual e o racismo no Brasil

Um dos maiores entraves para a erradicação do racismo...

para lembrar

Hamilton Borges Walê: “Somos profundamente racistas”

Carla Bittencourt A violência contra jovens negros na periferia de...

Brasil não avançou no enfrentamento concreto ao racismo, diz ativista

Os números não deixam espaço para dúvidas: entre as...

Jovem negro é espancado e morto por populares no Espírito Santo – Por Douglas Belchior

Fonte: 1, 2, 3 e fotos de reprodução – facebook O corpo negro ensanguentado...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=