Palmas sediará Forum de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná

O lançamento oficial do encontro estadual ocorrerá na sexta-feira(25) no Centro Cultural Dom Agostinho

Por  Ivan Cezar Fochzato, do RBJ

No próximo dia 25, sexta-feira, às 19h00, ocorrerá em Palmas, sul do Paraná, o lançamento oficial do XIII Forum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná – FPEDER, que ocorrerá no próximo ano no município. A partir de então será formalizada a agenda e iniciados os  trabalhos visando o evento, que deverá reunir representantes de várias regiões paranaenses no mês de 11 a 13 de junho.

Seguindo as orientações gerais para os Fóruns, a partir do evento de sexta-feira começam a ser elaboradas os planos de trabalho; sensibilização, publicidade, levantamentos, proposições de atividades como cursos e oficinas, agenda de reuniões preparatórias.

A definição de Palmas ocorreu durante o XII Forum realizado em Campo Largo, no mês de agosto, quando o município concorreu com Umuarama a condição de sediar o próximo evento. Conforme prof. Silvana Ribas um dos fatores fundamentais para a definição foi a apresentação da realidade local e regional, que em seu contexto cultural contempla a presença da sociedade Indígena Kaingang em Palmas, Mangueirinha e Clevelândia e em território palmense também as três comunidades Quilombolas, Adelaide Maria da Trindade Batista; Tobias Ferreira e Castorina Maria da Conceição.

O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial foi criado no em  2004 com os objetivos de acompanhar, propor, debater políticas públicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais de Diversidade; levantar demandas para populações abrangidas pela temática da diversidade; sensibilizar a comunidade local para a temática da diversidade; promover Grupos de Trabalho, Oficinas e Seminários no sentido de estudar, pesquisar e orientar para o adequado tratamento da educação das relações raciais; fazer levantamento das atividades de implementação da Lei 10639/03 e 11645/08; dentre outros.

Conforme o Ministério da Educação, os Fóruns  podem se constituir de importante instrumento de controle social das políticas públicas para a educação, garantindo que haja mais equidade na distribuição e aplicação de recursos públicos. O princípio fundamental é a permanência do diálogo social sobre as necessidades e avanços locais no campo da educação para as relações étnico-raciais e diversidade. Um conjunto de atores que são chamados a pensar, propor e atuar na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana, pelo caminho da educação.

+ sobre o tema

Lula sanciona hoje nova lei de cotas universitárias; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona, nesta...

Em um dia, vaquinha para ajudar entregador agredido no Rio levanta R$ 135 mil

Uma vaquinha aberta na internet, na sexta-feira (14), para...

para lembrar

Observatório identificará situações racista ou violência contra a mulher e LGBTs

Essas estruturas permitem ampliar o campo de visão e...

Alunas cotistas denunciam professora da UFPR por racismo

Duas alunas do segundo ano do curso de pedagogia...

Em carta-manifesto a reitoria, alunos da UFRGS cobram expulsão de doutorando indiciado por racismo

Mais de 40 diretórios acadêmicos e movimentos sociais encaminharam...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=