Médico é preso suspeito de abusar de mais de 20 pacientes

Um médico foi preso, no seu consultório, em Florianópolis, na terça-feira (15), suspeito de abusar sexualmente das pacientes. Antes de deflagrar a operação, a Polícia Civil tinha ao menos dez boletins de ocorrência contra o nutrólogo Omar César Ferreira Castro, de 66 anos.

Após a divulgação da prisão, o número de pacientes que acusam o médico de abuso já subiu para 20.

De acordo com informações do Notícias do Dia, uma das mulheres diz que o médico a dopou para estuprá-la. No dia seguinte, a paciente voltou ao consultório, com um gravador, e conseguiu uma confissão.

O mesmo relato foi feito pelas demais pacientes. Ele diz que vai deixar as pacientes com o corpo bonito, se aproxima delas e, à força, toca no corpo, nos seios. No fim, ainda tenta beijá-las.

“É revoltante o que ocorreu comigo: ir a uma consulta médica, ser dopada e em seguida estuprada é um fato digno de ódio, fúria e raiva. E o pior foi a impossibilidade de esboçar reação, pois como estava dopada tentei tirar as mãos do médico de mim, porém não consegui. Ele me levou para maca. Tudo isso aconteceu sem eu entender o porquê”, disse uma das vítimas ao ND.

O caso chegou ao Conselho Regional de Medicina do estado. Embora não haja nenhum denúncia de abuso sexual registrada contra o médico no órgão, o conselho vai abrir uma sindicância para apurar o caso. Se a conduta irregular for confirmada, ele poderá ter o registro cassado.

Repúdio

As deputadas da Bancada Feminina do estado repudiaram o “atos que, se confirmados, atentam gravemente contra todas as mulheres catarinenses e expressam o mais elevado grau de violência que uma mulher pode sofrer, principalmente ante as denúncias que tais crimes foram perpetrados em condições de redução da capacidade de decisão destas mulheres”.

Em nota, Angela Albino (PCdoB), Carmen Zanotto (PPS) e Geovania de Sá (PSDB) pediram rápida apuração e punição.

Caso semelhante

A prisão de Omar se assemelha ao caso do médico Roger Abdelmassihcondenado a 278 anos de prisão por abusar sexualmente das pacientes enquanto elas estavam sob efeito de sedativos. Foram 52 estupros e quatro tentativas de abuso a 39mulheres.

Nos dois casos, os médicos tinham boa reputação. Omar é considerado um dos melhores especialistas da capital e atende uma média de 40 pacientes por dia.

Abdelmassih era especialista em reprodução humana e foi um dos pioneiros da fertilização in vitro no País.

+ sobre o tema

‘Os negros já não se calam mais’

Segundo a ministra Luiza Bairros, é sabido que a...

Onde está a força das mulheres?

Diversas vezes faço questão de me fazer certas perguntas...

Ambiente ‘hostil e opressor’ afasta torcidas gays dos estádios

No retorno do goleiro santista à Arena, ele ouviu...

para lembrar

Feminícidio ou sobre os homens que não amam as mulheres (por Misiara Oliveira)

Há um fenômeno histórico que cresce no Brasil, fruto...

Antes o pessoal era político, hoje o pessoal é pessoal

- Trechos transcritos de palestras da feminista Gail Dines Por Carol...

Onda de indignação contra concerto de cantor homofóbico no Coliseu de Lisboa

Após a TMN se ter recusado, após ter sido...
spot_imgspot_img

ONGs LGBTQIA+ enfrentam perseguição e violência política no Brasil, diz relatório

ONGs de apoio à causa LGBTQIA+ enfrentam perseguição e violência política para realizar seu trabalho no Brasil, mostra um relatório produzido pela Abong (Organizações Brasileira de ONGs) em...

Menstruação segura ainda é desafio no Brasil, indica Unicef

Uma enquete do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), concluiu “que o direito de menstruar de maneira digna, segura e com acesso...

Mulher tem aborto legal negado em três hospitais e é obrigada a ouvir batimento do feto, diz Defensoria

A Defensoria Pública de São Paulo atendeu ao menos duas mulheres vítimas de violência sexual que tiveram o acesso ao aborto legal negado após o Conselho...
-+=