Vírus resistente a remédio

Fonte: O Dia Online –

 

Dinamarca registra 1º caso de paciente com gripe suína que não responde a tratamento com Tamiflu

 

Copenhagen – O primeiro caso de resistência ao tratamento da gripe suína com o antiviral Tamiflu, do laboratório suíço Roche, foi registrado ontem na Dinamarca. O remédio é a principal substância indicada contra a doença que avança no mundo, atingindo cerca de 71.000 pessoas em mais de 100 países.

O paciente foi curado com outro tipo de medicamento, mas o episódio gerou preocupação entre especialistas. Segundo eles, os vírus influenza – como o H1N1, que provoca a gripe suína – têm grande capacidade de mutação. A exposição exagerada ao remédio poderia aumentar o risco de ele se tornar resistente, e o Tamiflu deixaria de fazer efeito contra a doença.

 

Essa possibilidade foi citada como o motivo que levou o Ministério da Saúde brasileiro a restringir a medicação, apenas aos casos mais graves. Antes, todo paciente com suspeita da gripe era medicado com o Tamiflu até 48 horas após o início dos sintomas. Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em reunião com o presidente Lula, disse que “a situação está sob controle”, mas que “o País está em alerta absoluto”. Ontem, o Reino Unido passou a fazer parte da lista de destinos para os quais o Ministério da Saúde recomenda evitar, junto com Argentina, Chile, EUA, México, Austrália e Canadá.

 

GRIPE NAS ESCOLAS DO RIO


O Rio teve mais um caso confirmado da doença ontem. Trata-se de um professor da Escola Parque, de Ensino Fundamental, que contraiu a gripe, segundo comunicado do colégio, na Gávea. Outros cinco alunos estão de quarentena desde o dia 19. As aulas não foram suspensas. Já o Colégio Princesa Isabel, em Botafogo, mesmo sem registro da doença, antecipou as férias de seus 500 alunos. Na semana passada o Santo Inácio também suspendeu as aulas de seus 4.900 alunos por causa da gripe.


Situação crítica no sul do Brasil

 

Mais um município gaúcho – Itaqui – declarou ontem estado de emergência devido à gripe suína. O decreto informa que a medida foi tomada por causa da proximidade com fronteira argentina, além da chegada do inverno.

 

O mesmo ocorrera em outra cidade, São Gabriel, na semana passada. Ontem, em Erechim (RS), foi enterrado o caminhoneiro Vanderlei Vial, que morreu domingo com a doença.

 

A ministra da Saúde da Argentina, Graciela Ocaña, renunciou ao cargo ontem, no momento em que o seu país enfrenta agravamento da pandemia. Ela estaria frustrada com a falta de apoio do governo, mas esperou o término das eleições legislativas de domingo.

 

Matéria original: Vírus resistente a remédio

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Maioria dos eleitores do PSDB diz ser de direita

Entre simpatizantes do PT, 35% se veem na...

Nota Pública sobre a ocupação policial da Rocinha

Nós, organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro,...

Santo deus das bananas olhai por eles! por Cidinha da Silva

  Olhai pelos tolos seguidores dos idiotas, senhor deus das...

Para muita gente, saber que alguém é negro já é o bastante

Leonardo Sakamoto Há amigos que nunca foram parados em...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=