UFPR – Universidade Federal do Paraná – divulga locais de prova do vestibular 2010

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou nesta segunda-feira (23) os locais de prova da primeira fase do vestibular 2010. A seleção tem 43.796 candidatos disputando 5.334 vagas, distribuídas em 91 opções de cursos de graduação. O processo seletivo tem ainda outras 30 vagas destinadas ao curso de formação de oficiais da Polícia Militar.

Fonte: UOL 

A primeira fase ocorre no próximo dia 29 de novembro e os portões serão fechados às 13h30. Com duração máxima de cinco horas, a prova terá 80 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, sobre conteúdos do ensino médio das disciplinas de matemática, física, química, biologia, geografia, história, língua estrangeira moderna e português.

A segunda fase será nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas serão realizadas em Curitiba e em Palotina. O resultado final será divulgado até 22 de janeiro de 2010.

Enem

A principal mudança na edição deste ano do vestibular da UFPR será a utilização da nota da prova objetiva do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 10% da nota final do vestibulando no processo seletivo.

Concorrência

Veja quais são os dez cursos mais concorridos do vestibular 2010 da UFPR (Universidade Federal do Paraná), desconsiderando treineiros e cursos oferecidos pela Polícia Militar):

  • Medicina, com 34,23 candidatos/vaga;
  • publicidade e propaganda, com 22,33 candidatos/vaga;
  • biomedicina, com 21,17 candidatos/vaga;
  • direito (M), com 19,70 candidatos/vaga;
  • arquitetura e urbanismo, com 18,57 candidatos/vaga;
  • Design Gráfico, com 17,48 candidatos/vaga;
  • jornalismo, com 17,13 candidatos/vaga;
  • direito (N), com 16,45 candidatos/vaga;
  • psicologia, com 14,43 candidatos/vaga;
  • medicina veterinária, com 13,46 candidatos/vaga.

 

 

Cotas

Dos 43.796 candidatos inscritos na atual edição do vestibular da UFPR, 9.220 concorrem às cotas sociais, que reservam 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública. Outros 1.995 disputam as cotas raciais, que destinam o mesmo percentual a candidatos negros.

Concorrem a vagas extras – uma em cada opção de curso – 82 candidatos portadores de deficiência. Entre os inscritos há ainda 1.829 “treineiros”, que não concorrem efetivamente às vagas.

Veja outras informações no site da UFPR.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Unicamp inicia viagem de 3,5 mil km para ampliar inclusão de indígenas com vestibular inédito

Pela 1ª vez uma universidade pública paulista vai tão...

ONGs e Direitos Humanos levarão violência policial contra educadores à ONU

Reunidos para discutir as pautas da greve, os professores...

Sisu, Prouni e Fies: veja datas para o 1º semestre de 2020

Cronogramas de programas de acesso ao ensino superior já...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=