Educação e racismo no Brasil

A Relatoria do Direito Humano à Educação terá como foco de seu mandato a questão das diversidades e das desigualdades na educação. Sua primeira missão terá como tema Educação e racismo no Brasil, que será dividido em três eixos centrais: educação quilombola, intolerância religiosa relacionada às religiões de matriz africana; e racismo no cotidiano escolar. O objetivo da missão é enfrentar uma questão que representa uma das problemáticas da educação brasileira e que desafia a garantia do direito à educação de qualidade.

A Relatora, eleita por entidades de educação de todo o Brasil para o mandata 2009-2011 é a educadora Denise Carreira,feminista, coordenadora do programa Diversidade, raça e participação da organização não-governamental Ação Educativa. A Assessora é a educadora Suelaine Carneiro, feminista, integrante da organização não-governamental Geledés Instituto da Mulher Negra.

Solicitamos que até janeiro de 2010, pessoas e organizações da sociedade civil encaminhem casos de discriminação racial e/ou religiosa no ambiente escolar à Relatoria para serem apurado, além de nos informarem sobre ações que já tramitam na justiça sobre o assunto. As informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

A Relatoria é vinculada à Plataforma Dhesca Brasil, uma articulação de 34 organizações e redes de direitos humanos, que conta com o apoio da Unesco, do Programa de Voluntários das Nações Unidas, da Procuradoria Federal do Cidadão, das agências de cooperação internacional EED, Fundação Ford e ICCO e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A Plataforma conta com relatorias de Saúde, Cidade, Terra e Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho.

Informamos que todos os nossos trabalhos estão articulados com o relator especial da ONU, o costa riquenho Vernor Muñoz.

Contando com sua colaboração e compreensão, nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos, que podem ser obtidos por meio do telefone (11) 3151.2333 ramal 108/132.

Atenciosamente,Denise Carreira (relatora) e Suelaine Carneiro (assessora)

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...

Programa Pé de Meia exige gestão integrada entre ministérios

O programa federal Pé de Meia, que prevê o pagamento de uma bolsa mensal e outros bônus para alunos de baixa renda matriculados no ensino médio público,...
-+=