Educação e racismo no Brasil

A Relatoria do Direito Humano à Educação terá como foco de seu mandato a questão das diversidades e das desigualdades na educação. Sua primeira missão terá como tema Educação e racismo no Brasil, que será dividido em três eixos centrais: educação quilombola, intolerância religiosa relacionada às religiões de matriz africana; e racismo no cotidiano escolar. O objetivo da missão é enfrentar uma questão que representa uma das problemáticas da educação brasileira e que desafia a garantia do direito à educação de qualidade.

A Relatora, eleita por entidades de educação de todo o Brasil para o mandata 2009-2011 é a educadora Denise Carreira,feminista, coordenadora do programa Diversidade, raça e participação da organização não-governamental Ação Educativa. A Assessora é a educadora Suelaine Carneiro, feminista, integrante da organização não-governamental Geledés Instituto da Mulher Negra.

Solicitamos que até janeiro de 2010, pessoas e organizações da sociedade civil encaminhem casos de discriminação racial e/ou religiosa no ambiente escolar à Relatoria para serem apurado, além de nos informarem sobre ações que já tramitam na justiça sobre o assunto. As informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

A Relatoria é vinculada à Plataforma Dhesca Brasil, uma articulação de 34 organizações e redes de direitos humanos, que conta com o apoio da Unesco, do Programa de Voluntários das Nações Unidas, da Procuradoria Federal do Cidadão, das agências de cooperação internacional EED, Fundação Ford e ICCO e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A Plataforma conta com relatorias de Saúde, Cidade, Terra e Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho.

Informamos que todos os nossos trabalhos estão articulados com o relator especial da ONU, o costa riquenho Vernor Muñoz.

Contando com sua colaboração e compreensão, nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos, que podem ser obtidos por meio do telefone (11) 3151.2333 ramal 108/132.

Atenciosamente,Denise Carreira (relatora) e Suelaine Carneiro (assessora)

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Curso aborda história e culturas africanas e afro-brasileira: 80 vagas

Danilo OliveiraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação ...

Filhos recebem estímulo em casa para estudar mais

Quando pisou pela primeira vez na universidade, nem ela...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=