Secretaria suspende testes de HIV em escolas do Maranhão

Por: SÍLVIA FREIRE

 

A Secretaria da Saúde do Maranhão suspendeu nesta quarta-feira a realização de testes de diagnóstico rápido de HIV com adolescentes de escolas públicas do Estado. Segundo a secretaria, a ação passará por uma avaliação.

 

Alunos de 15 anos fazem teste de HIV em escolas do MA

 

 

Conforme a Folha revelou, os exames eram feitos no horário letivo, sem autorização dos pais, e os resultados eram entregues diretamente a alunos, em 15 minutos. A realização do teste era opcional.

 

Nesta quarta, o Ministério Público do Estado, a seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Assembleia Legislativa também pediram explicações à secretaria sobre os exames. Até quinta, será realizada uma audiência da secretaria com as entidades.

 

Para presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Luís Antônio Pedrosa, há muitos equívocos na campanha que precisam ser esclarecidos. “Os pais têm que ter informação e conhecer o programa. De outra forma, pode haver boicote e desconfiança por parte deles.”

Para Pedrosa, caso os pais não autorizem e o adolescente queira se submeter ao teste, deve prevalecer a decisão do jovem. “Mas os pais têm que ter conhecimento.”

 

A coordenadora do programa de DST/Aids da Secretaria da Saúde do Maranhão, Osvaldina Silva da Mota, disse ontem que os exames eram feitos inicialmente em cinco escolas, onde já haviam sido realizadas ações de prevenção à doença e que têm programas de combate ao HIV, como a distribuição de preservativos.

 

O Departamento de DST/ Aids do Ministério da Saúde não vê problema na realização dos exames nas escolas, desde que respeitadas orientações do Conselho Federal de Medicina. O conselho prevê a avaliação prévia, por agentes de saúde, da capacidade de entendimento do adolescente.

“Não existe nenhum motivo para preocupação porque o Estado está tomando todas as medidas para garantir o acesso ao diagnóstico para aqueles que querem fazer o exame e garantindo as condições adequadas, tanto para a realização como para o recebimento do resultado”, diz o diretor-adjunto do Departamento de DST/ Aids do ministério, Eduardo Barbosa.

 

Para ele, as ações desenvolvidas no Maranhão estão dentro da política da pasta que é ampliar o diagnóstico da doença. “O que é recomendado –e que a secretaria da Saúde do Maranhão está fazendo– é realizar os procedimentos de forma a não expor o adolescente e ter um aconselhamento pré e pós o exame. A equipe que vai trabalhar com o jovem não é despreparada.”

 

Sobre um possível descumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por parte da secretaria pela não autorização dos pais, –o que que foi apontado por conselhos tutelares e por advogados– o diretor diz que é levado em conta o direito do adolescente em decidir sobre a própria saúde.

“O que conhecemos é o direito que o adolescente tem, estabelecido pelo ECA, de ter autonomia para decidir sobre o próprio corpo e a própria saúde”, disse. “As leis existem para ser cumpridas e elas são interpretadas. A gente deixa isso para os juristas.”

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

África busca estratégia para parceria mais vantajosa com a China

Chineses anunciam 20 bilhões de dólares em investimentos...

O bailarino Ismael Ivo ganha o prêmio Mestres da Criatividade

O prêmio será entregue no Dia Mundial da Criatividade no...

História da famosa Terça Negra recifense vira livro

Obra costura as narrativas de 12 personagens que transformaram...

Após foto equilibrando enorme saco com pães, nigeriana ganha contrato como modelo

Após foto equilibrando enorme saco com pães, nigeriana ganha...

para lembrar

Futebol feio, racismo gaúcho e baladas

Jornal GGN – O ex-jogador Paulo Cézar Caju concedeu...

Hoje É Dia De África

O Dia da África comemora-se anualmente a 25 de...

Milton Nascimento lembra como o preconceito racial despertou sua consciência política

Em 2010, Milton Nascimento foi batizado pelos índios Guarani...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=