Aos 21 anos, fenômeno francês do judô busca recorde com penta mundial

Teddy Riner tem apenas 21 anos e surpreende pelos 2,08 m de altura, distribuídos em 128 kg. Mas não só por isso. A partir desta semana, o francês tem a chance de se tornar o maior vencedor do judô masculino, buscando seu quinto título no Mundial de Tóquio.

Riner, um fenômeno da modalidade, já conquistou três ouros em mundiais e tentará no Japão mais dois, entre os dias 9 e 13, na capital do país oriental. Para isso, entrará no tatame entre os lutadores de mais de 100 kg e também na categoria absoluto, sem limite de peso.

Oriundo da ilha de origem francesa Guadaloupe, situada no Caribe, ele tentará superar os únicos quatro homens que já atingiram o tetra mundial: os japoneses Naoya Ogawa, Shozo Fujii e Yasuhiro Yamashita, além do compatriota David Douillet.

“Meu primeiro objetivo é conseguir o título na categoria até 100 kg, que já me permitirá igualar quatro judocas de prestígio”, afirmou o lutador. “O segundo é ter duas medalhas de ouro, o que me faria o único com cinco títulos. Fazer isso na terra de Jigoro Kano, nosso mestre, seria uma honra.”

Kano criou o judô em 1882 e não é esquecido pelo jovem francês. “Ele é nosso pai espiritual, nosso guia, nos inspira e dá força”, explicou, mostrando a imagem divinizada do japonês. “Todo dia eu saúdo a sua foto. Às vezes, falo com ele e peço conselhos.”

Riner explica que começou a lutar judô depois de assistir a muitos combates de pesos pesados japoneses. Inspirado por eles, buscou o estilo mais tradicional de lutas, “limpo”. O resto é seu lado de Guadalupe, com a força.

Depois de ficar apenas com o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, o judoca disse ter aprendido a lição. “Entendi que preciso sempre dar meu melhor, então ajustei aqui e ali para garantir que não serei mais pego de surpresa”, afirmou ele, que diz ainda não se comparar ao compatriota Douillet por não ter um título olímpico no currículo. “Seria um desrespeito”, concluiu ele, detentor dos ouros em Mundiais em .

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Coletivo Dúdú Badé: O grupo que ensina memória e cultura negra para crianças

Elas promovem atividades lúdicas e lançaram catálogo com reflexões...

Paulinho da Viola: “O samba não acabou só porque o povo não deixou”

O músico de 74 anos, fala sobre o centenário...

Zumbido: comunidade negra ganha podcast no Spotify

Publicado quinzenalmente, o programa trata de cultura, política, inclusão...

para lembrar

Nelson Mandela é hospitalizado para cumprir exames de rotina

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado em um...

Michel B. Jordan vai produzir adaptação do Superman negro para a HBO Max

O ator Michael B. Jordan começou a mover os...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=