II Seminário Da Mulher-Afro-Latino-Americana e Caribenha

Dia 25 de julho é o Dia da Mulher-Afro-Latino-Americana e Caribenha. Para esta data tão especial, e que precisa ser visibilizada internacionalmente, a CONE, em parceria com as outras Secretarias; Elas por Elas, Vozes e Ações das Mulheres, dentre outras associações organizará, em São Paulo, quatro dias de atividades culturais e debates indispensáveis. De 22 a 25 de julho debates, palestras seguidos de shows, com entrada gratuita, farão parte da programação que acontece aliada à organização do II Seminário da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, o qual será um espaço de reflexão e oportunidade de consolidar propostas de ação para ampliar a cidadania das mulheres negras em nosso continente.

   O dia 25 de julho, data política importante para promover as lutas das mulheres negras, afro-latinoamericanas e caribenhas, legitima nossa caminhada na direção de impulsionar as transformações nas relações de gênero e raça e valorizar a formulação de políticas públicas integrando a problemática de gênero e raça com vistas a construir novos diálogos.

No que diz respeito aos direitos das mulheres há ainda muito para conquistar a igualdade. E se em pleno século XXI, a mulher ainda é vista com discriminação, sobretudo o olhar sobre a mulher negra, duas vezes mais discriminada precisa ser repensado para alterar as práticas sociais e a ação dos governos. É nesse sentido que organizamos esse evento.
Confira a programação e participe pela consolidação do dia 25 de julho na capital, igualdade é assunto para todas e todos, negras e não negras. Portanto, sejam bem vindos ao segundo II Seminário da MULHER AFRO-LATINO-AMERICANA E CARIBENHA .

SMPP/            Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – CONE

PROGRAMAÇÃO


II SEMINÁRIO DA MULHER AFRO-LATINOAMERICANA e CARIBENHA
Dia 22/07/11

Local: auditório da Secretaria Estadual de Justiça – Páteo do Colégio – São Paulo

16h30 : Abertura: Dra Alda Marco Antonio, Vice Prefeita de São Paulo; Dr Uebe Rezek, Secretário Municipal de Participação e Parceria; Deputada Estadual Leci Brandão e Deputada Federal Luiza Erundina; representante da Secretaria de Políticas para a Igualdade Racial – SEPPIR.
Coordenação da mesa: M. Laia – Coordenadora da CONE

17h30 – Conferência:- Ressignificação da identidade etnorracial das afrodescendentes a partir da Diáspora – A Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha: Quais prioridades no século XXI?

Sra Vicenta Camusso – Representante da Red de Mujeres Afro-latinoamericanas, caribenhas e da Diáspora.

18h30- O trabalho doméstico na América Latina e o trabalho das mulheres negras: Desafios para um trabalho decente.

Regina Teodoro, Diretora da Contrasc, membro da delegação brasileira à Convenção da OIT sobre Trabalho Doméstico e Patrícia Costa, economista do Dieese, organizadora do Anuário da Mulher Trabalhadora.

20h- O tráfico de mulheres na América Latinaimpacto sobre as mulheres negras e os direitos humanos das mulheres. Dra Claudia Luna, Elas por Elas. Vozes e Ações das Mulheres) e Roseli de Oliveira, profa Dra Fac. Zumbi dos Palmares

20h40- debates

23/7/11

Local: auditório da Secretaria Justiça
9 h – Café

9h30- mesa : Desafios para a ampliação da cidadania das mulheres negras da América Latina e Caribe: Palestrantes: Sra Vicenta Camusso – Representante da Red de Mujeres Afrolatinoamericanas e caribenhas e da Diáspora e Dra Sueli Carneiro – Instituto da Mulher Negra – Geledés

11h45 – Mulheres Negras na Mídia

Dras Rosângela Malachias – NEINB/USP; Nilza Iraci – Presidente do Instituto da Mulher Negra – Geledés; Dra Rosane Borges da Silva – Universidade Estadual de Londrina.

12h45 – debates

13h20 – Almoço

14h A atualização da Agenda de Políticas para Mulheres Negras e canais de participação junto aos governos: Diálogos entre o Movimento de Mulheres Negras e Coordenadorias de Políticas para a População Negra: Maria Aparecida de Laia, CONE e   Maria Isabel Assis, Coord. de Guarulhos; Movimento de Mulheres Negras: Jurema Verneck da ONG Criola e do Conselho Nacional de Saúde; Maria Aparecida Bento (CEERT).

15h20 – debates

16h – Apresentação de Case de sucesso: Adriana BarbosaAfro-Negócios Feira Preta; Eliana FranciscoResponsabilidade Social da FERSOL e Márcia Ferreira – gerente de Incubação da Incubadora Afrobrasileira.

17h – debate

16h30 – Oficina o que querem as Jovens Negras?   Chindalena Barbosa – Associação Frida Khalo; Lia Lopes Almeida – Coletivo Jovens Feministas de São Paulo.

17h30 – Lançamento do livro de poemas “Não vou mais lavar os pratos, de Cristiane Sobral, pela editora Athalaia,de Brasília, com performance poética da autora.

Dia 24/07 – domingo

Local: Atividades Culturais.

Horário: a partir das 14h30

Segunda Feira: Dia da Mulher Negra Afrolatinoamericana e Caribenha

Dia 25/07 – Premiação de Mulheres que se destacaram em favor da cidadania das mulheres negras: Prêmio Luiza Mahin

Local: Câmara Municipal de São Paulo: 19H

+ sobre o tema

Pearls Negras conquistam público em turnê europeia

Trio de garotas do Vidigal faz música misturando pop,...

Bahia homenageará mês da Consciência Negra em camisa contra a Chapecoense

O Bahia aproveitará o jogo deste domingo (4), contra...

Idris Elba vai bancar documentário sobre racismo na música

Idris Elba revelou seus planos de financiar um documentário...

Estudo sobre comunidade quilombola abolição

O trabalho “Quilombo Abolição: História e Identidade (2005-2018)”, de...

para lembrar

Revelação literária do Zimbábue, Rutendo Tavengerwei lança pela Kapulana o romance ‘Esperança para voar’

Rutendo constrói uma extraordinária narrativa que reflete as dificuldades...

O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas

Tendo como foco os fazeres e saberes vinculados à...

Solidariedade e Educação: Seja um professor voluntário na Uneafro-Brasil

Sim, nós acreditamos na Educação Popular! Por Douglas Belchior, do Negrobelchior Imagine...

Lupita Nyong’o entra na disputa por papel em Star Wars – Episódio VII

Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=