Piora a situação dos defensores dos Direitos Humanos na América Latina

Mexicanos protestam contra a violência em Ciudad Juarez. A CIDH indicou condições cada vez piores na América Latina

AFP – Jesus Alcazar

A CIDH indicou condições cada vez piores na América Latina

Por Diego UrdanetaOs defensores dos direitos humanos trabalham em condições cada vez mais adversas na América Latina, onde são vítimas frequentes de assassinatos, agressões, além de serem estigmatizados pelos governos, denunciou nesta terça-feira um relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Em alguns países há uma “crescente sofisticação” dos mecanismos para “impedir seu trabalho, impor obstáculos ou desmotivar” os ativistas, através de alegações “sem fundamento” ou restrições a suas fontes de financiamento, assinalou a Comissão, entidade autônoma da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A CIDH declarou-se especialmente preocupada com Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Venezuela, onde os ataques aos defensores “afetam seriamente o respeito aos direitos humanos”.

Os assassinatos, execuções extrajudiciais e desaparecimentos forçados “aumentaram na região”, principalmente em países que sofreram perdas democráticas, onde persistem conflitos armados ou existe alta incidência do crime organizado, segundo o informe, que atualiza o relatório de 2006.

A Comissão cita alguns exemplos no Brasil, onde em apenas cinco dias, em maio de 2011, foram assassinados quatro ativistas que lutavam contra o desmatamento. Outros 125 líderes camponeses estão ameaçados de morte, segundo organizações civis do país.

Na Colômbia, apenas nos três primeiros meses de 2011 foram registradas 96 agressões contra defensores dos direitos humanos, com nove assassinatos e quatro desaparecimentos.

Nos meses seguintes ao golpe de Estado de Honduras, de junho de 2009, foram contabilizados, pelo menos, 675 agressões.

A situação também é “preocupante” na Venezuela: entre 2007 e 2010 foram assassinados 97 líderes sindicais.

Os defensores dos direitos humanos são um “pilar essencial para o fortalecimento e a consolidação das democracias”, e quando são atacados atinge-se “diretamente o restante da sociedade”, segundo o relatório.

Alguns países como Colômbia, Guatemala, Honduras, El Salvador, México e Venezuela estabeleceram mecanismos para proteger a vida dos ativistas, mas estes carecem de “idoneidade e efetividade”, pelo que, na prática, os ataques se perpetuam, segundo a CIDH.

Um dos obstáculos mais frequentes é a criminalização dos defensores dos direitos humanos que, na região, são objeto de forma “cada vez mais sistemática e reiterada” de processos penais sem fundamento, denunciou.

A Comissão desaprova o fato de organizações de direitos humanos serem asfixiadas, através da eliminação de seu financiamento.

Como exemplo, a CIDH citou a rejeição à negativa do governo da Venezuela a permitir o financiamento externo das ONGs.

Também criticou a legislação nos Estados Unidos que impede a assistência, em termos de defesa dos direitos humanos, a grupos qualificados como terroristas.

Para reverter o panorama sombrio, os países da região devem implementar uma política global de proteção aos defensores dos direitos humanos, que garanta realmente sua integridade física, promova seu trabalho e evite que se vejam excluídos de sua legitimidade, entre outras medidas, concluiu a CIDH.

Fonte: AFP

+ sobre o tema

Chris Brown diz que ainda não está pronto para namorar outra vez

O cantor Chris Brown, que no início do ano...

Instituto de museus dos EUA terá o primeiro diretor geral negro

Pela primeira vez, o Smithsonian, um complexo de museus...

Os letrados africanos dominam pouco as nossas línguas

Depois da entrada triunfal no universo da ficção...

Denzel Washington surge careca e violento no trailer de O Protetor

Denzel Washington é um astro incomum. Nunca fez uma...

para lembrar

5 mulheres que transformaram o samba – para conhecer e reverenciar

Por muito tempo, as mulheres não tiveram vez no...

“Sabia que apontariam Maju como pivô da separação de Bonner”, diz marido

Marido de Maria Júlia Coutinho, o publicitário Agostinho Paulo...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Brasileiros mostram cadeira de rodas para sambistas em “First Lego League”

Um time brasileiro vai disputar o campeonato First Lego...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=