A 3ª mostra mangue cultural recebe a orquestra de berimbaus do Morro do Querosene

Associação Raso da Catarina promove capoeira e ritmos da música brasileira, gratuito, na Praça Eder Sader

Enviado por Baobá Comunicações via Guest Post para o Portal Geledés

A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene se apresenta no dia 24/05, às 16h na Praça Eder Sade – zona oeste de São Paulo, no encerramento da 3ª Mostra Mangue Cultural. Neste show, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene mostrará a autêntica música brasileira de raiz, numa combinação de timbres que vai do berimbau à percussão, voz e palmas.

 

Formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene mostra a versatilidade do berimbau interpretando toques da capoeira e ritmos da música brasileira, com arranjos e regência de mestre Dinho Nascimento. Os berimbaus são cuidadosamente afinados e agrupados em naipes, vozes entoam os versos e instrumentos como o pandeiro, o triângulo, o agogô, atabaque e ganzá completam a sonoridade. Performances corporais de capoeira e samba-de-roda abrilhantam o espetáculo.

 

Produzida pela Associação Raso da Catarina, o evento, que chega ao terceiro mês de atividades culturais gratuitas em 2015, visa estimular a ocupação de áreas abertas à população e a formação de público para as artes. Vale destacar que o local escolhido para abrigar a mostra é símbolo da diversidade social da região, espaço onde a comunidade local se integra em ações de revitalização e uso da praça, independentemente das classes sociais.

 

A 3ª Mostra Mangue Cultural é realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria Estadual da Cultura, tem a parceria da subprefeitura de Pinheiros e dos espaços Gam Yoga, Bambu Brasil e Casa da Cidade. A coordenação geral do evento é feita por Alessandro Azevedo e a produção executiva é feita por Poliana Helena.

berimbau2

 

SERVIÇO

3ª Mostra Mangue Cultural – Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

Quando: 24 de maio, às 16h

Local: Praça Eder Sader – Vila Madalena (acesso pela R. Fidalga, 800)

Entrada: Gratuita. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

Contatos: www.rasodacatarina.com.br

E-mail: [email protected]; [email protected]

Telefone: 11-3537-9331

 

SOBRE O RASO DA CATARINA

A Associação Raso da Catarina foi fundada em setembro de 2006. É uma organização jurídica privada de interesse público, voltada à pesquisa e à divulgação das manifestações artísticas e culturais junto à sociedade civil. Tem como missão a formação de público, a difusão cultural e a ocupação de espaços públicos. Atua principalmente nas áreas de circo, teatro, culturas populares, música, hip-hop e cultura digital. Atualmente participa dos Coletivos do Teatro da Vila, ganhador do Prêmio Funarte de Música Brasileira em 2012 e PROAC Festival de Artes I de 2014.  Promove o projeto Sarau do Charles há 19 anos; é Ponto de Cultra desde 2010, formando atualmente atores no projeto Carpintaria de Palhaços, na Vila Madalena; promove o projeto Circo para Todos em sua terceira edição na escola E. E. Prof. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos e realiza até maio de 2015 o projeto de inclusão digital A ONDA #frequênciassonoras e digitais.

Mais em www.rasodacatarina.com.br em breve www.rasodacatarina.org.br

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...