A blogosfera é cheia de puros-sangues

A polêmica com Nelsinho Motta, que acusou internautas de relinchar e dar coices, teve um mérito: mostrou que os leitores estão atentos às transformações no mundo da mídia. Os que antes eram donos da informação (e também da opinião) hoje enfrentam a concorrência de milhares de vozes. Como naquela canção famosa, “nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia…”

“Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará…” Eis aí a grande criação de Nelson Motta, em parceria com Lulu Santos. Se ele, hoje, estivesse atento ao significado das palavras, perceberia a grande transformação em curso no mundo da mídia, onde antigos impérios naufragam. A Newsweek encerrou suas edições em papel. O Estadão fechou o Jornal da Tarde. A Globo tem a menor audiência em uma década. Rupert Murdoch enfrentou uma CPI na Inglaterra. E os exemplos se multiplicam mundo afora.

O grande vetor de transformação se chama internet, pois ela quebra a lógica de funcionamento das grandes corporações de mídia. Todos nós fomos criados num mundo em que os chamados “media moguls” conspiravam, derrubavam governos e elegiam presidentes como se todos fossem peças do seu tabuleiro particular de xadrez. William Randolph Hearst, o Cidadão Kane, foi o melhor exemplo, mas também tivemos Assis Chateaubriand e seus sucessores – herdeiros daquele tempo em que algumas famílias eram donas da informação e também da opinião, fazendo disso um instrumento de poder e geração de riqueza. 

Aquele mundo, no entanto, acabou. E não foi uma onda, como na canção de Nelson Motta, mas uma tsunami. Hoje, graças à blogosfera, existem milhares de vozes que, a cada dia, ganham relevância. Não são vozes que dão coices ou relincham, como disse Nelsinho. São verdadeiros puros-sangue, que hoje estão na vanguarda, enquanto os porta-vozes do velho mundo ficam para trás.

Na mídia do passado, a informação fluía de modo vertical – de cima para baixo. Hoje, o mundo é horizontal e colaborativo, onde todos dialogam. E Nelson Motta, infelizmente, ficou para trás. Por mais que o Instituto Millenium tente organizar e concentrar em poucas vozes o que considera ser a opinião válida no Brasil, vivemos hoje numa sociedade aberta. E os leitores estão atentos.

Abaixo, alguns comentários de leitores sobre essa transformação:

 

  • Johnny 5.01.2013 às 12:05
    Nelson Motta: chiliquento com o término da unanimidade fraudada. Há 20 anos, ele e seus comparsas escreviam na mídia impressa e as vozes dissonantes não tinham espaço para se manifestar. Hoje, com a internet, as atrocidades manifestadas por esse esclerosado elitista são respondidas em tempo real, por pessoas que não vivem em apartamentos de 400 m² em Ipanema nem tomam chá com uma velha ridícula que se diz envergonhada de ir à Nova York e encontrar com o porteiro de seu edifício. Os pseudo-intelectuais ricos, que discutiam o mundo à beira da piscina, posavam de progressistas e se diziam de vanguarda foram desmascarados e estão enraivecidos com a exposição de suas verdadeiras essências, sempre camufladas por uma pretensa defesa da liberdade. Liberdade do capital, liberdade da sonegação fiscal, liberdade do elitismo, liberdade da segregação social. Relinche, Nelson Motta, relinche muito. A cada relincho seu vc revelará mais e mais desse seu caráter pútrido de comentarista do Manhattan Connection.
  • laura 5.01.2013 às 11:45
    Nelsinho, aumente a lente de seu óculos, transforme-se no jornalista competente e ético que não consegue ser e vire o poeta que jamais foi. Depois, com a visão e o ego melhorados vem falar dos comentários que postamos livremente no Brasil 247. É aqui onde encontrará, de verdade, o espaço democrático, sem precisar vender sua consciência.
  • . luiza 5.01.2013 às 11:38
    Primeiro, tenho orgulho de ter votado em Lula e em Dilma e, por óbvio, acredito no projeto político do PT. Onde já se viu esse Senhor falar em “relincho” e outras hostilidades mais? Assim, fica fácil…Podemos bater até ele se calar e parar, ele sim, de dar coices. Eles têm um “Elvis Presley que toca guitarra em solenidades formais; um Tartufo que faz bico quando fala; um Narciso que vive de risinho na boca, sentindo-se o tal; um Capitão do Mato que não admite ser contrariado e um Semideus que usa de uma verbalizaçao enfadonha para justificar seus votos. NÓS TEMOS LULA e ponto.
  • . rosa luiza 5.01.2013 às 11:21
    permaneçam onde estão, please… gullar, fique com sua bela poesia, nelson motta com seus livros super gostosos de ler e seu conhecimento musical apuradíssimo, e nós, comentaristas dos blogs (por vezes exagerados, admitamos, para o lado de cá ou de lá) à vontade para externarmos nossas opiniões, graças aos deuses da política…
  • maria nadiê rodrigues 5.01.2013 às 10:27
    Quem não acessa a Internet é porque não tem meios para isso, ou porque é alienado deveras. Se acessa, e não conhece os blogues considerados sujos pelo LIXO, também pode ser considerado alienado. Vale, sim, estar atento ao Brasil 247, onde há espaço pra todos os gostos e sabores. Aqui tem gente como Nelsinho, esse abestado, como tem gente com ganas de ver nosso País crescer e se desenvolver não apenas para os Nelsinhos, mas para os Pedrinhos, chiquinhos e marias. Vá catar coquinho, seu Nelsinho, e deixa de ser burro, afinal, pra que jogar fora um currículo que tão bem foi desenvolvido dsde a década de 60, mais precisamente durante os grandes festivais? Isso é ser burro, ainda mais hoje em dia, quando você já é substituído por tantas e tantas personalidades.
  • Eu não sou Hommer. 5.01.2013 às 10:25
    Lula é achincalhado em qualquer site rola-bosta, do começo ao fim e há muito tempo. Esse senhor estava acostumado à liberdade de expressão do PIG, ou seja, a liberdade que só serve para eles. Se vc for contrário ao discurso das famílias do oligopólio da mídia, vc é um cavalo. É essa a “democracia zona-sul” que o PIG e seus leões de chácara e pitbulls defendem com a força de suas entranhas. VIVA A INTERNET.
  • . BOB 5.01.2013 às 09:55
    Pois é, Lourival. A INTERNET FUNDIU A CUCA DOS REAÇAS, DO PIG E DA DIREITA. A NET proporcionou se expor a OPINIÃO CONTRÁRIA ! Não só a do site, qualquer que seja, como a daqueles que acessam o mesmo e postam seus comentários. Óbvio que tem pessoas que exageram, xingam, etc… Mas é muito melhor do que aquilo que havia antes, onde um editor filtrava as opiniões e só publicava o que queria. Eles tem saudades quando só havia opiniões selecinadas, como na VEJA, O GLOBO e ESTADÃO, onde nas cartas e comentários só tem gente metendo o pau no Lula e no PT. Quem elogia ou argumenta sobre as virtudes do governo, é CENSURADO ! Mas na NET, em espaços como aqui, isso não acontece. Akliás, só blogs de DIREITA continuam censurando comentários e pautando as opiniões. Por isso a direita fica PUTA DA VIDA !
  • Roberto Marinho (do cemitério) 5.01.2013 às 09:54
    . Lourival Filho 5.01.2013 às 09:45
    Nelson Motta este é meu nome mesmo. Falar com o púlpito da Globo e da mídia toda ao seu lado como vc é mole! Vem pra rua Nelsinho mottinha! Sem púlpito, sem voz! Desafio vc sair do ar-condicionado de sua cobertura no Leblon ou Ipanema e manter, sem voz, a mesma suavidade! Contra a barbárie do JN, da Veja, da folha, destruindo reputação de homens honrados que só fizeram bem ao País, só porque seus interesses(Globo, Abril) foram contrariados! só nos resta expressar toda nossa indignação em comentários que poucos lêem e vc tem a cara-de-pau de pegar sua mont blanc para criticar aqueles que através de direitos autorais de gosto duvidoso, contribuíram para sua fortuna! Você é a cara do William Waac que faz política partidária ao invés de jornalismo, pessoas sem a menor credibilidade e comprometidas até a medula com os Caciques do PSDB que defendem, mesmo sabendo que estes, nos levaram ao caos econômico e social e ignorando os avanços que dos últimos 12 anos! Vá para seu Ap. em NY, país que graças ao exemplo brasileiro, hoje é Governado por um Negro e por ser americano, talvez ache o must! O Brazil genuflexório que vc deseja de volta, é inviável! A internet que vc (como todo “Coxinha”) é contra nos tirou da letargia e do sono profundo em que a elite nos enfiou, fazendo-nos acreditar que só era bom o que vinha de fora! No mais Mr. Motta, acabei de fazer uma “Sile” dos discos que têm músicas suas pela janela da minha casa e o ar dela agradece!
  • . Tom Zé 5.01.2013 às 09:14
    Na verdade esse cidadão não é mais que um defensor da liberdade de expressão para eles, falsos intelectuais que se acham acima de tudo e de todos, eles não aceitam que a internete deu vóz a quem não tinha. Ele precisa entender que a ditadura acabou.
  • . Honestaldo 5.01.2013 às 08:29
    Aliás, com esse comentário Mr. Motta provou que não foi ele quem escreveu o pseudo musical sobre TIM MAIA, pois um escritor, e qualquer um sabe disto, concluiria sem muito esforço que os comentários postados em sites do tipo Brasil 247 possuem estilos diferentes, linguagens diferentes…basta analisar e concluir que são pessoas distintas que escrevem….mas esse Mr. Motta (alias essa foto aí em cima é dele ou do Elton John) desconhece qualquer regra atinente a análise de um texto….pêsames Elton Motta
  • Wagner Guimarães 5.01.2013 às 08:29
    Nelson Motta é um caroneiro profissional. Pegou carona na Bossa Nova e em todos os outros momentos do movimento musical brasileiro sem dar nenhuma contribuição intelectual. Nunca se manifestou contra a ditadura militar que prendia e torturava artistas, nunca levantou a voz contra a opressão. Agora, aparece para defender um ex-poeta que resolveu tornar-se comentarista político. É a mais pura manifestação do oportunismo carioca decadente. Enquanto os cães ladram a caravana passa relinchando e escoiceando o conservadorismo travestido de liberal.

Fonte: 247

 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Obama leva cantada em restaurante nos EUA

Mulher de 45 anos chamou presidente de "gato" e...

O Perfume de Jesus

"Fazia promessas e nunca as cumpria. Caiu em desgraça. Mesmo...

Marcha pela “paz”, alma de Herodes

A imagem do vídeo publicada pelo portal Terra com a faixa...

Versos da madrugada

Pedro Paulo está remoendo uma dor que o azucrina:...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=